03/09/2020

Processo seletivo mestrado acadêmico UFMA

Edital AGEUFMA 27-2020 de Seleção a Pós- graduação em Filosofia (Mestrado Acadêmico - Turma 2021)

O Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós- graduação e Internacionalização (AGEUFMA), oferta 15 vagas para a primeira turma do curso de Mestrado em Filosofia, do Campus de São Luís. As inscrições vão até o dia 02 de outubro e serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no seguinte endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf.

Os interessados deverão entregar a documentação exigida no Edital Ageufma nº 27/2020 e pagar a taxa de inscrição no valor de 200,00 (duzentos reais).

O Curso de Mestrado em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), reconhecido pela Portaria MEC nº 538 de 17 de junho de 2020, possui uma única área de concentração (“Filosofia”) à qual se vinculam duas linhas de pesquisa: “Linguagem e Conhecimento” e “Filosofia Prática” e funcionará no turno matutino, no Centro de Ciências Humanas – CCH, Cidade Universitária Dom Delgado.

O Mestrado em Filosofia, na modalidade acadêmico, com duração regulamentar de 24 meses, será integralizado com o cumprimento de disciplinas e atividades obrigatórias e optativas, totalizando 24 unidades de crédito, ou 360 horas/aula, nos turnos matutino e vespertino, incluindo a elaboração da dissertação.

O candidato que for aprovado e classificado para o curso de Mestrado em Filosofia do PPGFIL deverá apresentar o certificado de proficiência em uma língua estrangeira dentre as estabelecidas pelo Programa para a turma ingressante em 2021 (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano), por meio de um exame de proficiência a ser realizado até o final do primeiro ano letivo.

Poderão se candidatar ao ingresso no Curso de Mestrado em Filosofia da UFMA os portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação.

Para mais informações, acesse o edital para seleção ao Curso de Mestrado em Filosofia – Campus São Luís. As dúvidas sobre o Processo Seletivo também poderão ser dirimidas pela Coordenação pelo e-mail:ppgfil.cch@ufma.br .