26/10/2019

Processo Seletivo para o Mestrado em Filosofia - UCS

Processo Seletivo 2019 - Ingresso no 1º Semestre de 2020 - Mestrado

Inscrições e Vagas

Leia o Edital:  https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/edital-stricto-2019_2.pdf  

Período de Inscrição - De 17 de outubro a 22 de novembro de 2019

Taxa de Inscrição: R$ 135,00

Serão oferecidas 15 vagas, distribuídas nas Linhas de Pesquisa do Programa: Conceitos Fundamentais de Ética e Problemas Interdisciplinares de Ética.

A divulgação da homologação das inscrições será feita no dia 25 de novembro de 2019.

Documentos

  • Formulário de Inscrição impresso (preenchido online: https://sou.ucs.br/inscricoes/formulario/mestrado-em-filosofia-pos000770/  ).
  • Cópia do diploma de Graduação, com destaque ao fato de que se foi obtido em curso no exterior, deverá estar devidamente reconhecido no Brasil, conforme legislação específica (dispensada para os egressos da UCS). Caso o candidato tenha concluído o curso mas ainda não tenha posse do diploma, deverá entregar um certificado de conclusão do curso emitido pela instituição de origem.
  • Cópia do histórico escolar da Graduação (dispensada para os egressos da UCS).
  • Cópia do RG e CPF ou da carteira de habilitação.
  • Cópia do Currículo Lattes (cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq)
  • Cópia da certidão de situação civil: certidão de nascimento, casamento, divórcio, união estável ou outros.
  • 1 Foto 3 X 4.
  • Projeto Preliminar de Dissertação, apresentado concisamente (mínimo de 4 e máximo de 8 páginas em formato A4, com interlinha 1,5), o qual deve conter: objetivos, tema e problema ou questão a ser pesquisada e referências bibliográficas.

A documentação exigida para participação no processo seletivo deverá ser entregue:

  • na Central de Atendimento, no Campus-Sede (Caxias do Sul), de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min. O candidato poderá, também, fazer upload dos documentos junto ao Formulário de Inscrição. Ou ainda, enviá-la via SEDEX para o endereço abaixo, observada a data limite de 14 de novembro de 2019 para a postagem.

Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta.

Universidade de Caxias do Sul - Central de Atendimento

Inscrição no Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado

Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Petrópolis - CEP: 95070-560 - Caxias do Sul - RS.

Seleção

Os candidatos ao PPGFil/UCS - Curso de Mestrado serão selecionados mediante avaliação em:

1ª Etapa - Prova escrita (peso: 4 pontos)

A prova terá por base os textos arrolados a seguir, com relação aos quais a banca formulará questões de interpretação. Sendo avaliados os seguintes itens: compreensão do texto, argumentação, clareza e fluência na exposição, correção de língua portuguesa.

  • ARISTÓTELES. Ética Nicomaquéia. Livro I. (Edição de referência: Aristóteles, Ética a Nicômacos, Tradução de Mário da Gama Kury. Ed. UNB, 1985).
  • KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes, Segunda Secção. (Edição de referência: Immanuel Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, tradução com introdução e notas por Guido Antônio de Almeida, São Paulo: Discurso Editorial; Barcarolla, 2009, pp. 160-344).
  • MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude. (Tradução de Jussara Simões. Bauru, SP: EDUSC, 2001, pp. 379-407.
  • MILL, John Stuart. Utilitarismo. Capítulo II. O que é Utilitarismo. (Edição de referência: MILL, John Stuart. A Liberdade; Utilitarismo, tradução por Eunice Ostrensky . São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 185 -215).

2ª Etapa - Prova oral (peso: 3 pontos)

Breve apresentação pelo candidato e questionamento pela banca de dois capítulos do livro Manual de Ética, de livre escolha do candidato, dentre os arrolados abaixo.

A prova oral compreenderá também pedidos de esclarecimento sobre o projeto preliminar de pesquisa.

  • CABRERA, Júlio. Sobre o raciocínio prático-moral. In: BRUM TORRES, João Carlos (Org.) Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p.91-109.
  • PINZANI, Alessandro. A ética do discurso. In: BRUM TORRES, João Carlos (Org.) Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 306-323.
  • BRUM TORRES, João Carlos. Ética, direito e política. In:__________Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 407-429.
  • WEBER, Thadeu; PAVIANI, Jayme. Moral, ética e direito. In: BRUM TORRES, João Carlos (Org.) Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 430-446.
  • CESCON, Everaldo; NODARI, Paulo César. Ética e religião. In: BRUM TORRES, João Carlos (Org.) Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 489-509.
  • STORCK, Alfredo. Direitos humanos. In: BRUM TORRES, João Carlos (Org.) Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p.535-557
  • BIRCHAL, Telma de Souza; FRIAS, Lincoln. O debate sobre o aborto. In: BRUM TORRES, João Carlos (Org.) Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 646-664.
  • OLIVEIRA AZEVEDO, Marco Antônio. Eutanásia e suicídio assistido. In: BRUM TORRES, João Carlos (Org.) Manual de Ética: Questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: Educs; Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 665-688.

3ª Etapa - Projeto Preliminar de Dissertação (peso: 3 pontos):

Avaliação do projeto preliminar de dissertação. Serão considerados os seguintes itens:

  • relevância científica e social;
  • definição do problema de pesquisa;
  • desenvolvimento do apoio teórico;
  • consistência da proposta metodológica;
  • correção e clareza da redação.

Local e Data de Realização das Provas

Prova Escrita

A prova escrita será realizada no dia 26 de novembro de 2019, às 14h, na sala 313 do Bloco E, Cidade Universitária e terá duração de 3 (três) horas.

Prova Oral

Os candidatos serão submetidos à prova oral, a ser realizada pela Comissão de Seleção do PPGFil, no dia 27 de novembro de 2019, na Sala 316 do Bloco E, em horário a ser agendado com cada candidato no dia da prova escrita.

Comissão de Seleção

A Comissão de Seleção é formada por quatro professores que integram o Corpo Docente do Programa, devidamente designados pelo Colegiado para tal fim. Casos omissos serão decididos por esta Comissão em concordância com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Divulgação dos ResultadosA divulgação dos nomes dos candidatos selecionados e dos suplentes, ocorrerá no dia 5 de dezembro de 2019, em lista publicada nesta página e afixada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Bloco E - Sala 302).

OBSERVAÇÃO: Os alunos que, embora aprovados no exame de ingresso para o Curso de Mestrado em Filosofia, não tiverem tido contato prévio e não demonstrarem conhecimento mínimo em Filosofia, deverão cursar 2 disciplinas no curso de Graduação em Filosofia no primeiro ano do curso de Mestrado.
 

Confirmação da vaga e matrículaA confirmação da vaga se dará por meio de solicitação de matrícula a ser efetuada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, sala 302 do Bloco E, Cidade Universitária, das 9h às 12h e das 13h às 18h, no dia 9 de dezembro de 2019, nas disciplinas oferecidas pelo Programa para o primeiro semestre do curso, a iniciar em março de 2020.
 

Inexistência de recursoEm nenhum caso será acolhido pedido de reconsideração, seja do resultado da avaliação da prova escrita, seja da decisão da comissão de seleção relativamente à prova oral e à análise do Projeto Preliminar de Dissertação, não cabendo, portanto, qualquer espécie de recurso.
 

Validade do processo seletivoO processo seletivo, objeto do presente Edital, é válido somente para o ingresso na turma 2020/2 do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Curso de Mestrado.
 

Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Bloco E/Sala 302 - Campus-Sede
Atendimento - De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Fone: (54) 3218-2765 - E-mail: ppgfil@ucs.br