19/10/2021

I Fórum de Ciências Humanas do IFSul-RS

On Line

Inscrições para o I Fórum de Humanidades do IFSul: Perspectivas e Aproximações na EPT

Os temas norteadores do I Fórum de Humanidades do IFSul são (sem ordem de prioridade):
- Ensino integrado de ciências humanas na EPT;
- Ciências Humanas na BNCC; e
- Leis 10.639/03 e 11.645/08 nos currículos das ciências humanas.

O evento será composto por dois tipos de atividades: lives e mesas virtuais.

LIVES:
Qualquer pessoa pode inscrever-se para assistir as lives (durante as lives será disponibilizada lista de presença, quem assistir e assinar as listas terá certificado de ouvinte). Você pode conferir a programação das lives na página do evento: https://sites.google.com/view/forumdehumanidadesdoifsul/in%C3%ADcio


MESAS VIRTUAIS (debate sobre trabalhos enviados)
Poderão participar das mesas virtuais professores de ciências humanas do IFSul e professores de ciências humanas que atuam no ensino médio em outras redes de ensino, tanto públicas como privadas. Porém, reservamos 60% de vagas para professores do IFSul e 40% para professores externos. Caso não se preencha qualquer dessas cotas, as vagas serão ocupadas conforme o envio dos textos.

Poderão participar estudantes de ensino médio e técnico integrado ao ensino médio do IFSul e de outras redes de ensino, tanto públicas como privadas.

A seleção de textos, caso seja necessário, será feita pelas/os organizadoras/es do evento. As inscrições ficarão abertas até o dia 10/10/2021. Os textos deverão ter entre 400 e 800 palavras e devem ser enviados nessa inscrição.

Teremos três mesas virtuais na programação do fórum -- salas virtuais no meet -- para socializarmos as ideias propostas nos textos enviados neste formulário de inscrição. Os textos serão disponibilizados (anonimamente) para as/os participantes das salas. Uma semana antes do evento será sorteado um texto para cada participante, que ficará encarregada/o de comentá-lo na sala virtual. Não haverá apresentação individual, mas uma conversa que promova o debate, o aprofundamento de ideias e o surgimento de novas propostas de ensino, didática e formas de propor nossas disciplinas em suas práticas pedagógicas. As salas não serão transmitidas ao público exterior. Após o evento, intencionamos publicar os textos apresentados (com prazos de entrega posteriores, de modo aos autores poderem escrever a versão final), submetendo-os na forma de projeto de livro aos editais da editora do IFSul. Professores poderão participar das mesas "Ensino de Ciências Humanas" e "Práticas pedagógicas em Ciências Humanas". A mesa virtual "As ciências humanas na formação dos jovens" será exclusiva para estudantes.

As mesas virtuais ocorrerão das 16h às 18h:

21/10/2021 - Mesa Virtual "Ensino de Ciências Humanas": textos sobre aspectos teóricos sobre o ensino de ciências humanas, preferencialmente relacionando aos temas norteadores do fórum acima descritos.

22/10/2021 - Mesa Virtual "As ciências humanas na formação dos jovens": textos apresentados por estudantes de ensino médio e técnico em disciplinas de ciências humanas e/ou orientados por professoras/es de ciências humanas.

25/10/2021 - Mesa Virtual "Prática pedagógica em Ciências Humanas": textos apresentando planos ou sequência de planos de ensino de ciências humanas no Ensino Médio e EPT, preferencialmente ligados aos temas norteadores do fórum acima descritos.

E-mail de contato: michelesantos@ifsul.edu.br

Online: https://www.youtube.com/channel/UCxKpHy1UK0cLbib_8tASUwA

Link: https://sites.google.com/view/forumdehumanidadesdoifsul/