16/11/2021

1º Colóquio filosófico de pensamento africano e afrodiaspórico da UFPE

Online

I. APRESENTAÇÃO DO EVENTO 

É com imenso prazer que anunciamos a realização do 1º Colóquio  Filosófico do Pensamento Africano e Afrodiaspórico da UFPE. O evento  ocorrerá entre os dias 16 e 19 de Novembro de 2021, na modalidade  remota, em plataforma que será divulgada em conjunto com a  programação. 

A imagem simbólica escolhida para o nosso I Colóquio Filosófico do  Pensamento Africano e Afrodiaspórico contém muito significado: O  Sankofa faz parte de um conjunto de ideogramas chamados adinkra,  dos povos Acã da África Ocidental. É representado por um pássaro com  as patas firmes no chão e a cabeça virada para trás, segurando um ovo  com o bico. O ovo retoma a simbologia do passado, demonstrando que  o pássaro voa para frente, para o futuro, sem esquecer-se do passado. 

A gama de cores escolhidas para simbolizar o nosso evento também é  repleta de importância. As cores características da bandeira do pan africanismo - movimento que impulsiona a união de todos os povos de  África - ilustram sua sensibilidade. O vermelho remete ao sangue que  une todo o povo de ascendência Africana e que foi derramado pela  libertação; O verde faz menção à abundante riqueza natural de África; O  dourado representa o ouro; O preto representa o povo negro. 

A mensagem transmitida através de ideias expressas em provérbios dos  ideogramas adinkra, somada à magnitude das cores da bandeira pan africana, traz um resgate da ancestralidade e uma luta pela memória. 

 

II. DO EVENTO 

 Diante do cenário pandêmico o evento ocorrerá de forma remota,  via Plataforma Google Meet; 

 A inscrição para ouvintes estará disponível a partir do dia 08 de  Novembro de 2021, Segunda-Feira;

 A submissão de comunicações segue de acordo com o item II  deste edital; 

 Os links das salas serão enviados via e-mail com antecedência a  quem estiver inscrito (comunicação ou ouvinte); 

As sessões de comunicação serão coordenadas por membros da  nossa Comissão Organizadora, cujo dever é controlar o tempo das  apresentações e mediar o debate entre o autor e o público.

 

III. DA SUBMISSÃO DE RESUMO PARA COMUNICAÇÕES 

A submissão de resumos para as comunicações deve ser realizada até as  23h59, da Sexta-Feira, dia 05 de Novembro de 2021, por meio do formulário de submissão ou envio diretamente para o e-mail da  comissão organizadora do evento  (coloquioafrodiasporico.ufpe@gmail.com), cumprindo as seguintes  regras: 

? Seguir a regra geral da ABNT 6028 para a elaboração de resumos:  Título em maiúsculo; Resumo com apresentação concisa do  trabalho; Ter, no mínimo, 200 e, no máximo, 500 palavras;  Palavras-Chave (até 5, em ordem alfabética, separadas por ponto e  vírgula).  

Texto escrito com fonte Arial ou Times New Roman. Tamanho 12. Espaçamento 1,5. Alinhamento justificado. Layout da página com  as margens: superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3cm.  Conter nome de autores, e-mail para contato e instituição de  vínculo/fomento. 

Conter referências que devem seguir o padrão da ABNT NBR 6023:  Listadas em ordem alfabética, tamanho 12, espaçamento simples,  alinhadas a esquerda, separadas por um espaço de enter tamanho  12. 

O arquivo deve ser enviado em formato doc ou docx do Word. 

Serão aceitos resumos de estudantes matriculados em qualquer  graduação ou pós-graduação, desde que o âmbito de sua pesquisa seja  referente aos temas estejam dentro do escopo do evento: 

Mulherismo Africana (e temas afins); 

Metafísica da Raça/identidade (e temas afins); 

Pensamento africano/afrodiaspórico no medievo (e temas afins); ? Racismo Epistêmico (e temas afins); 

O Pensamento afrodiaspórico e o Marxismo (e temas afins); ? O Pensamento afrodiaspórico e a Psicanálise (e temas afins);  Pensamento afrodiaspórico e Ancestralidade (e temas afins); 

Arte (desde que esteja de acordo com as linhas temáticas e  proposta do evento)

Em caso de dúvida em relação ao encaixe do trabalho às linhas  temáticas, opte por submeter. 

 

IV. DA APRESENTAÇÃO ORAL 

? O uso de slides não será obrigatório; 

? A apresentação oral deve ser elaborada pelo autor (a) do trabalho.  Caso ele ou ela estiver ausente no momento de sua comunicação,  não será emitido certificado de participação; 

? Cada autor (a) deverá apresentar seu trabalho oralmente em 15 minutos e estar disponível para, após sessão de comunicações,  debater sobre o trabalho apresentado. 

? Os horários das sessões serão organizados pela Comissão  Organizadora, tendo ela a autonomia para alocar o trabalho de  acordo com os horários das sessões. Assim, cabe à autoria ter  disponibilidade entre os dias do evento para realizar a sua  comunicação. (Em caso de indisponibilidade, entrar em contato e  tentar uma saída viável). 

 

V. DO RESULTADO 

Os resumos serão avaliados por nossa Comissão Organizadora, que  enviará a devolutiva (de aceite ou recusa) em relação aos trabalhos até o  dia 07 de Novembro de 2021, domingo, via e-mail. 

Junto com resultado, será informado o dia e horário de cada  comunicação. 

 

VI. DA PROGRAMAÇÃO, INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO 

Logo após a confirmação de todos os trabalhos, convidados e  mediadores, divulgaremos a programação completa via lista de  transmissão do e-mail e em nossa página do Instagram. 

Junto com a programação disponibilizaremos o formulário de inscrição  para ouvintes. A certificação de participação no evento será concedida a  quem participar de, no mínimo, 75% da programação total. Os  formulários de participação serão disponibilizados em cada turno dos  dias do evento. Os certificados serão enviados via e-mail para aqueles que completarem os 75%. 

COMISSÃO ORGANIZADORA DO I COLÓQUIO DO PENSAMENTO  AFRICANO E AFRODIASPÓRICO DA UFPE

Link: coloquioafrodiasporico.ufpe@gmail.com