04/10/2021

As Pensadoras Latinoamericanas - 2ª Ed.

Online - Google Meet

Segunda edição do curso As Pensadoras Latinoamericanas será em outubro

“Estudar nossas pensadoras latino-americanas é pensar sobre nós mesmas, sobre nossa formação como "mulheres do terceiro mundo", nossas heranças e os traços que formam nossos povos, nossas opressões e nossas alianças”. - Viviane Botton

Escola As Pensadoras coloca em evidência o pensamento feminista e decolonial ao lançar a segunda edição do curso As Pensadoras Latinoamericanas. Nesta edição serão estudadas as pensadoras  Yuderkys Espinosa, Rita Segato, Teresa Díaz Canals, Heloísa Buarque de Holanda e Marta Lamas. 

Discutir as pensadoras Latinoamericanas se faz necessário pois a América Latina não é só um lugar, é também um modo de vida que define perspectivas e formas de existência que durante muitos anos foram ocultadas em meio ao grande pensamento dito universal do Ocidente. 

Sob coordenação da Profª. Viviane Botton as aulas que iniciam no dia 05 de outubro serão ministradas Profas. Morgani Guzzo, Claudia Niching, Ania Pupo Veja, Drica Madeira e Mayra Jocelin Martinez. A conferência de Abertura será realizada no dia 04 de outubro e contará com a participação da professora Dra. Ângela Lucia Silva Figueiredo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Assim como os demais, o curso As Pensadoras Latinoamericanas é totalmente online e pode ser realizado de maneira síncrona e assíncrona pelas plataformas digitais. As participantes receberão certificação pela Escola As Pensadoras de 20 horas aula. A matrícula pode ser feita no link www. https://www.aspensadoras.com.br/ e tem um investimento de R$ 85,00 para estudantes e R$ 130,00 para profissionais.


Confira a programação do curso: 

Aula 1 – 05 de outubro

Profª. Drª. Morgani Guzzo  

As contribuições de Yuderkys Espinosa Minõso para o feminismo decolonial

 

Aula 2 – 19 de outubro

Profª. Drª. Claudia Regina Niching

Rita Segato e suas contribuições para os estudos de Gênero e Decoloniais

 

Aula 3 – 26 de outubro

Profª. Drª. Ania Pupo Vega: 

Pensar os feminismos desde Cuba. Teresa Díaz Canals e outras vozes.

 

Aula 4 – 09 de novembro 

Profª. Drandª. Drica Madeira: Heloisa Buarque de Holanda

“Feminismo não é Disneylândia” – Discutindo as contribuições de Heloisa Buarque de Holanda

 

Aula 5 – 16 de Novembro

Profª. Drandª. Mayra Jocelin Martinez 

As contribuições de Marta Lamas aos estudos de gênero na América Latina.

 

Link: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/as-pensadoras-latinoamericanas-2-ed