28/08/2023

Centenário da Filosofia das formas simbólicas: atualidade e possibilidades da crítica cassireriana da cultura

Auditório Fausto Castilho / Instituto de Filosofia e Ciências Humanas / UNICAMP

A Filosofia das formas simbólicas (1923, 1925 e 1929) foi atualíssima em seu tempo. Nas páginas de Cassirer encontramos sempre referências das últimas publicações e das mais relevantes de cada campo do saber de que o filósofo trata. Tão notável quanto isso é que na prosa de Cassirer se misturam uma incomum capacidade de articulação de áreas tão distintas do saber por um fio condutor metódico bastante resistente e versátil com uma não menos notável clareza expositiva. O resultado disso foi um programa filosófico rico em potencialidades, capaz como poucos de dialogar com diferentes campos do saber e contribuir efetivamente com cada um deles de maneira indelével. Mas: o que permanece atual nesse programa? Suas possibilidades já foram todas exauridas? 

A questão da atualidade da Filosofia das formas simbólicas de Ernst Cassirer é reiteradamente colocada desde o Renascimento-Cassirer dos anos 1980. Se a resposta a ela é em geral positiva, cabe, então acrescentar à questão da atualidade o foco nas diversas possibilidades que este programa agora centenário tem de diálogo com a filosofia e com o mundo de hoje. 

 

Critérios para seleção dos trabalhos a serem apresentados no evento:

 

1. Será divulgada chamada para submissão eletrônica de trabalhos para as mesas de comunicação destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação. A chamada será lançada na segunda quinzena de abril e aceitará propostas até o dia 16/6/2023. As propostas deverão ser encaminhadas através do email: formas.simbolicas.2023@gmail.com. Os autores serão notificados da decisão da comissão por email até o dia 14/07/2023. 

 

2. O candidato deverá inserir no texto a ser enviado seu nome completo, vínculo institucional e nível acadêmico;

 

3. Serão analisados apenas os resumos, que deverão conter, além do título, de 400 a 800 palavras;

 

4. O resumo deverá conter, com argumentação clara e precisa, o objetivo, bem delimitado, e o fio condutor do desenvolvimento da apresentação;

 

5. As discussões deverão ter conteúdo estritamente filosófico;

 

6. Os temas dos trabalhos a serem apresentados devem se restringir ao tema proposto pelo evento ou relacionado a ele;

 

7. A seleção será feita pela Comissão Científica do Evento.