20/09/2021

Chamada de trabalhos para o 9th International Symposium on Justice

Online via Zoom

Entre os dias 20-24 de setembro de 2021 ocorrerá, via Zoom Meeting, o 9th International Symposium on Justice.

O tema desta 9ª edição, “Justiça e Libertação”, se inspira nos cem anos do nascimento de John Rawls, nos 50 anos da publicação de sua obra “Uma Teoria da Justiça” e, também, nos 50 anos da publicação da obra “Teologia da Libertação”, de Gustavo Gutiérrez. Nossa intenção não é a de meramente celebrar essas importantes obras, mas de, por um lado, avaliar criticamente o impacto dessas obras no âmbito teórico e das práticas políticas e sociais. Por outro lado, pretende-se também apresentar e discutir as críticas que foram e ainda são avançadas a estas teorias ao longo dos anos em vários âmbitos, como, por exemplo, no que diz respeito à obra de Rawls, as críticas quanto aos limites da teoria quanto às questões ambientais e de gênero, ao cosmopolitismo, e também no âmbito da educação, entre outras leituras críticas do projeto rawlsiano.  Quanto à obra de Gutiérrez, ela inaugura um novo paradigma hermenêutico em teologia, apenas esboçado na hermenêutica filosófica de Gadamer e Ricoeur: a reflexão teórico-conceitual deve partir de uma análise concreta de opressão, injustiça social e violação de direitos humanos. Por esta razão, o evento reunirá especialistas de diferentes âmbitos disciplinares para que cada um deles apresente os resultados de suas pesquisas sobre estas temáticas e os submeta a um debate crítico com colegas de outras áreas.

A programação preliminar do evento pode ser acessada em: https://symposiumonjustice.wordpress.com/

As diretrizes para submissão estão descritas abaixo:

Submissão de trabalhos

 As Comissões Organizadora e Científica selecionarão os trabalhos submetidos com base nos seguintes critérios: pertinência temática à área de pesquisa em teoria política, filosofia social, direito ou ciências sociais e criminais, considerando os eixos temáticos do evento, a saber, (i) Justiça e Libertação; (ii) Recepção e avaliação crítica da Teoria da Justiça como Equidade de John Rawls; (iii) Teologia da Libertação, (iv) Justiça, Gênero, Raça e Meio Ambiente (iv); Qualidade acadêmica do trabalho, considerando o nível de pós-graduação e pesquisa do proponente; observância estrita dos prazos divulgados.

  • O prazo final para inscrições é 31 de maio de 2021. Para se inscrever é necessário enviar  um resumo. Trabalhos recebidos após essa data não serão considerados.
  • resumo deve conter de 200 a 500 palavras, 5 palavras-chave, com título, nome, endereço e e-mail do autor.
  • Todos os resumos devem ser submetidos em uma das três línguas do evento: português, espanhol ou inglês. Apenas os trabalhos apresentados no Simpósio serão considerados para publicação nos Anais/Proceedings ou em e-book.
  • Todos os resumos devem ser submetidos pelo formulário indicado abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAuyZsyBKCe2Fcwlwf6KH2gBs2v4WiqJ5GPeX_MPyc5Ti46w/viewform

  • Trabalhos que não se conformam a essas normas serão desconsiderados. Os autores dos trabalhos selecionados serão notificados por e-mail até 30 de julho de 2021.
Link: https://symposiumonjustice.wordpress.com/