23/06/2021

Ciclo Internacional de Conferências: A fenomenologia entre tempos e lugares

Ciclo Internacional de Conferências: A fenomenologia entre tempos e lugares

23 e 24 de junho de 2021

Temos o prazer de anunciar o Ciclo Internacional de Conferências: A fenomenologia entre tempos e lugares, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho de 2021, promovido pelo Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (UFSCar) juntamente com o Departamento de Psicologia (USP-FFCLRP). O evento será transmitido online e ao vivo pelo YouTube.

O evento reunirá pesquisadores e autores renomados na área da fenomenologia e de suas principais interfaces, na filosofia, na psicologia, na política, nas artes e nas mais diversas ciências. Trata-se de propiciar a retomada da fortuna crítica já nos delegada pelas autoras e autores da tradição fenomenológica, em tempos já findos, desde a sua inauguração com as Investigações Lógicas em 1900, bem como constatar a pertinência desta abordagem em alguns dos seus mais proeminentes projetos e propostas teóricas atualmente lançados, de uma ponta a outra das Américas e da Europa.

Ciclo Internacional de Conferências: A fenomenologia entre tempos e lugares tem como objetivo propiciar um espaço de discussão neste momento de incertezas e dor. Oferecer um lugar no qual os diversos períodos da fenomenologia possam ser recuperados, assim como um tempo durante o qual os diversos locais onde ela é feita possam dialogar. Entre tempos e lugares, esperamos que por um momento a nossa distância seja transposta. Quando nos referimos aos tempos e aos lugares entre os quais a fenomenologia se encontra, estamos pensando nas barreiras espaciais, disciplinares, temporais, conceituais que ela busca superar, fazendo-se passado, presente e, quiçá, porvir.

Site: https://entretemposelugare.wixsite.com/website

IG: https://www.instagram.com/entretemposelugares

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2-vfWqFEKtokEm-o_Dk8Ew/featured

e-mail: entretemposelugares@gmail.com

 

Gratos e atenciosamente,

Comissão científica e organizadora

André Dias (FFCLRP-USP/FAPESP)

Luiz Damon Santos Moutinho (UFSCar)

Luiza Helena Hilgert (UFSCar/FAPESP)

Reinaldo Furlan  (FFCLRP-USP)