08/10/2019

Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada

Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada

INSTITUIÇÃO

USP

E-mail de Contato do Evento

secretaria@scientiaestudia.org.br

Descrição Resumida

O emprego e discussão de conceitos relacionados à probabilidade têm ocupado, gradativamente, uma posição proeminente no debate filosófico contemporâneo. Tornou-se dificultoso compreender, em especial, contribuições de áreas como epistemologia e filosofia da ciência sem conhecer, minimamente, definições e resultados da teoria de probabilidade. A partir desse cenário, emergiu internacionalmente uma colaboração interdisciplinar entre filósofos que nela se amparam e os demais pesquisadores que a investigam, tais como matemáticos, físicos, estatísticos e cientistas da computação.

O Colóquio tem como objetivo justamente contribuir para a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar em Filosofia e Probabilidade no Brasil. Para tanto, busca não somente reunir e fomentar pesquisa nessa área, como também instrumentalizar e preparar discentes interessados em iniciar pesquisas nela. Assim sendo, a iniciativa estimula tanto uma formação básica em Filosofia e Probabilidade quanto a investigação em temas a ela relacionados.

Público-alvo

Professores, estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia, Física, Matemática, Estatística, Ciência da Computação e áreas afins.