16/11/2021

Dia Mundial da Filosofia: o desarmamento e a Filosofia da não-violência

Naviraí/MS

Dia Mundial da Filosofia

Entre os dias 16 e 18 de novembro, às 19h, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí irá celebrar o Dia Mundial da Filosofia com uma programação voltada a discutir "O desarmamento e a Filosofia  da não-violência".

O objetivo do evento é refletir sobre a importância de construirmos uma sociedade baseada na não-violência, identificando meios e condições intelectuais e morais para o exercício de uma cidadania promotora da paz. Para isso, o tema central será discutido sob os enfoques teológico, jurídico e filosófico. Confira a programação: 

16/11: Uma visão evangélica do desarmamento e a perspectiva cristã da não-violência

Profª Drª Maria Inês de Castro Millen - Presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral Membro da Comissão Especial de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

17/11 Da justiça privada ao monopólio público da violência legítima: um olhar da História do Direito sobre o desarmamento

Me. Arthur Barrêtto de Almeida Costa Doutorando em Teoria e História do Direito na Università Degli Studi di Firenzi

18/11 A crítica e as armas: reflexões sobre violência, voz e poder no pensamento de Hannah Arendt

Prof. Me. Roan Costa Cordeiro Doutorando em Filosofia Política pela Universidade Federal do Paraná, que na ocasião fará o lançamento do seu livro “Vozes da Metafísica: crítica da linguagem e da negatividade em Giorgio Agambem” - Editora Urutau.

As inscrições poderão ser feitas acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/14qje-z9d5hsUXlD9-hxfemmE7_Q-TS-H1Lwys8A7TB0/prefill

Link: https://www.youtube.com/channel/UCwjuxcoMYXU2mf2z0mUAD3Q