21/10/2020

Evento PET: Conferência Kant

UFMG

O Programa de Educação Tutorial em Filosofia da UFMG (PET Filosofia UFMG) convida todos para a conferência a ser realizada no próximo dia 21/10, quarta-feira, às 14h00, em transmissão pelo canal YouTube (bit.ly/petfilosofiaufmg): "Perspectivas do Sensus Communis em Kant: Gosto, Ciência e Política", com as professoras convidadas:

Virgínia Figueiredo (UFMG)
Doutora em Filosofia pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg (1994); possui pós-doutorado no Boston College (2003) e na Université Marc Bloch de Strasbourg (2010). É professora titular (aposentada) do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre dezembro de 2003 e junho de 2008, foi editora da Revista Kriterion. Entre 1997 e 2009, foi pesquisadora do CNPq (1B). Trabalha principalmente na área de Estética, com ênfase nos seguintes temas: Arte e Ontologia, Poéticas no Idealismo Alemão e Estéticas Contemporâneas.

Patrícia Kauark (UFMG)
Doutora em Epistemologia pela Ecole Polytechnique - Paris (2004), possui pós-doutorado pela Stanford University. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da ciência, filosofia transcendental e filosofia da mecânica quântica. Recebeu o prêmio Louis Liard 2012, concedido pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França, pelo seu livro "Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles" (Hermann, 2012).

Giorgia Cecchinato (UFMG)
Doutora em Filosofia pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Foi Pesquisadora e encarregada de ensino na Ludwig-Maximilians-Universität em Munique (2007-2008) e bolsista DAAD na Universidade Federal do Paraná. Foi pesquisadora na Università degli studi di Padova (2008-2009). Atualmente é professora adjunta de estética na UFMG Atua sobretudo na área de Filosofia Moderna, com destaque nos seguintes temas: Kant, Idealismo alemão, filosofia do século 18, em suas implicações estéticas e morais. É autora da monografia Das Problem einer Ästhetik bei Fichte, Würzburg, 2009; e de outros ensaios e artigos sobre questões e problemas do Idealismo alemão.

--

PET Filosofia - UFMG