16/07/2020

HUMANIDADES EM TEMPOS DE TRABALHO REMOTO

Virtual

O projeto "ICHS: Humanidades em Tempos de Trabalho Remoto" visa apresentar debates e apresentação de pesquisas relacionadas com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. As conferências e debates são transmitidos no canal "ICHS UFMT Canal", do Youtube, com interação ao vivo com o público via chat do Youtube. As conferências e debates envolvem questões institucionais e científicas, vinculadas aos departamentos que formam o ICHS, a saber, Sociologia e Ciências e Políticas, Antropologia, Serviço Social e Filosofia. Participam do projeto professores e pesquisadores do ICHS (mestrandos e granduandos), além de representantes sindicais e servidores técnico-administrativos. 

As transmissões ao vivo ocorrem sempre às quintas-feiras, às 20 horas no horário de Brasília e 19 horas no horário de Manaus/Cuiabá. As transmissões ficam gravados no canal do Youtube e podem ser assistidas a qualquer tempo. 

O projeto iniciou em julho, e seguirá o seguinte cronograma para suas próximas etapas:

22/10/2020 - Moises Alessandro de Souza Lopes – Políticas públicas, ativismos e resistências LGBTQIs na Baixada Cuiabana e Ari Ricardo Tank Brito – Platão versus Spinoza:
filosofar é principalmente pensar ou não sobre a morte?

29/10/2020 - Adriano Kurle -  Filosofia da História da Música e Dialética e Sara Pozzer Silveira  - Estética e Teoria Crítica

05/11/2020 - Alécio Donizete da Silva –  Filosofia e Literatura a partir de Guimarães Rosa e Tiago Castro
Alves -  Revisitando o papel da Lógica na formação de estudantes de filosofia

12/11/2020 - Luana Goulart –  O trabalho doméstico e suas ambiguidades: uma perspectiva fenomenológico hermenêutica das atividades das mulheres no lar e Leonardo Moreira dos Santos e Raquel de Brito Sousa - Ultraliberalismo e conservadorismo no Brasil atual

19/11/2020 - Marcos Aurélio da Silva  – Corporalidades, bem viver e saberes urbanos: por uma antropologia da saúde e das produções de vida na cidade e Geruza Silva de Oliveira Vieira, Ana Cristina Gomes Marques de Faria, Gilmara Fernanda Aminadabia da Silva, Isadora Antunes de Aquino - Estudo do suicídio na perspectiva sociológica e sua relação com as religiões cristãs brasileiras. Suicídio e Contemporaneidade: como abordar?

26/11/2020 - Fábio Lázaro Oliveira de Queiroz - Paranormalidade no pensamento africano: um caso de pensamento fronteiriço?; Rafael Willkomm - O livre-arbítrio na produção de ações intencionais; Raiany Silva - Teoria Causal da Ação.

03/12/2020 – Francisco Xavier – Violência Urbana em Cuiabá: análise sobre a dinâmica dos homicídios e Aloir Paccini; Alan dos Santos Costa - O sol e a lua: uma observação dos símbolos e ritos do Vale do Amanhecer.

17/12/2020 Profª. Drª. Adriana Machado Penna (UFF): Desmonte dos princípios e fundamentos da universidade pública: um projeto necessário a atual fase do capital.

 

As apresentações anteriores podem ser acessadas no canal do ICHS UFMT no Youtube.

 

Link: https://www.youtube.com/channel/UCobXbEUxnfi3yZhyIIxXU_A