24/11/2021

I COLOQUIO ENSINO DE FILOSOFIA E A NOVA BNCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

I COLÓQUIO: O ENSINO DE FILOSOFIA E A NOVA BNCC

 

I Colóquio sobre o Ensino de Filosofia é um evento promovido pelo Núcleo de Estudo em Ensino de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (NEFI/UFPI) previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de novembro de 2021, com transmissão on line pelo canal Youtube do NEFI.

O NEFI desenvolve e incentiva reflexões sobre o ensino de Filosofia no ensino básico (níveis médio e fundamental) no seio da comunidade acadêmica e filosófica, e busca estendê-la à comunidade piauiense em geral, através da elaboração e execução de pesquisa relativas ao ensino de filosofia como fonte cultural formadora de cidadãos habilitados para a crítica do agir individual e social.

O objetivo do I Colóquio “O Ensino de Filosofia e a nova BNCC é discutir os desafios do ensino de filosofia na realidade do novo ensino médio e da nova BNCC, bem como refletir sobre os desafios da experiência docente em filosofia;

Divulgar as pesquisas e experiências desenvolvidas pelo NEFI, assim como de outros núcleos de estudos;

O evento conta com a participação de palestrantes de renome da área da filosofia, a exemplo do prof. Dr. Darcísio Natal Muraro, da Universidade de Londrina e do Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri da Universidade de São Paulo, com a colaboração de pesquisadores da UFPI, UESPI, IFPI e o envolvimento dos estudantes de graduação e pós-graduação dessas instituições.

As inscrições poderão ser realizadas no www.sigaa.ufpi.br/extensão de 01 a 24 de novembro; e para apresentação de trabalhos até o dia 20 de novembro, sendo que os resumos devem ser enviados para o e-mail nucleodeensinodefilosofia@gmail.com

 

 

Link: https://www.youtube.com/c/NEFIUERJ