12/11/2020

I WORKSHOP ÍTALO-BRASILEIRO SOBRE FILOSOFIA TRANSCENDENTAL

ZOOM

PUCPR E UNIFE PROMOVEM I WORKSHOP ÍTALO-BRASILEIRO SOBRE FILOSOFIA TRANSCENDENTAL

 

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e o departamento de Filosofia da Universidade de Ferrara (UNIFE) realizarão entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020 o I workshop ítalo-brasileiro sobre “Filosofia transcendental. História e formas”. O evento faz parte das atividades do JointPhD em filosofia transcendental mantido entre as duas instituições. Iniciado em 2019, o programa já conta com vários estudantes e professores envolvidos.

 

O objetivo do Workshop, segundo um dos seus organizadores, o Prof. Federico Ferraguto, é abrir um espaço de debate, intercâmbio e apresentação de pesquisas doutorais e pós-doutorais em torno da Filosofia transcendental e áreas afins. O outro organizador do evento, Prof. Matteo V. d’Alfonso, da UNIFE, destaca a participação de estudantes de várias universidades brasileiras, italianas e alemãs no evento, além dos alunos do JointPhD.

 

Serão key-note speakers no evento os professores Marco Ivaldo (Nápolis, Federico II), que falará sobre “Filosofia trascendentale come etica e come metafisica” e Vinicius Figueiredo (UFPR), que falará sobre “Kant no Brasil”. Entre os moderadores e moderadoras estão Joãosinho Beckenkamp, Giorgia Cecchinato, Anselmo Aportone, Gaetano Rametta, Christian Klotz e Francesco Valagussa. Ao todo serão 25 conferências, organizadas em 5 painéis: Kant e o transcendental, Reinhold e Fichte Moderadora, De Fichte a Hegel, Transcendental, lógica, linguagem; O transcendental na filosofia contemporânea; Transcendental e formas do fazer.

 

Maiores informações: jointPHD.unife.pucpr@gmail.com

Participação aberta e livre pelo link: https://zoom.us/j/99261233143?pwd=eTN0UjBITllVdDQxMVdPc1UxeldRUT09

 

 

 

 

 

Link: https://zoom.us/j/99261233143?pwd=eTN0UjBITllVdDQxMVdPc1UxeldRUT09