10/12/2019

II Colóquio Nietzsche

Centro de Humanidades da UECE.

INSTITUIÇÃO

UECE

E-mail de Contato do Evento

geni@uece.br

Descrição Resumida

Entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2019, o GENi - Grupo de Estudos Nietzsche - UECE realizará o II Colóquio Nietzsche, no Centro de Humanidades da UECE.

Nesta segunda edição, o evento busca congregar as pesquisas em torno do tema “Verdade: aparência, erro e engano”. Trata-se, mais especificamente, de retomar o debate sobre um dos pontos fulcrais da filosofia nietzscheana, qual seja: a crítica à noção de Verdade que alicerça a construção de sentido do pensamento metafísico, calcada na oposição irredutível em relação à aparência (no plano ontológico), ao erro (no plano epistêmico) e ao engano (no plano moral).


A consecução de um novo método – o filosofar histórico-genealógico – bem como o desenvolvimento de seus conceitos centrais – particularmente, a doutrina da vontade de poder [Wille zur Macht] – permitem o descerrar de uma mirada que, muito longe de conduzir a um relativismo que reverbera em noções como a de "pós-verdade", apresenta uma gradação de nuances na qual a verdade se mostra como um erro ou engano mais duradouro, mais bem sedimentado, cuja origem se perde no esquecimento.

Com a participação dos professores Scarlett Marton (USP), Ernani Chaves (UFPA), Roberto Barros (UFPA), Miguel Angel de Barrenechea (UNIRIO), Olímpio Pimenta (UFOP), Rogério Lopes (UFMG), Roberta Liana Damasceno (UESPI), Fernando Barros (UFC), Thiago Ayres (UFC), Ruy de Carvalho (UECE), Thiago Mota (UECE) e Gustavo Costa (UECE), a programação do II Coloquio Nietzsche contará com quatro tipos de atividades: conferências, mesas-redondas, minicursos e comunicações.

 

Segue abaixo o cronograma geral de atividades:

Inscrições com apresentação de trabalho: 10/09 a 10/11/2019.
Inscrições como ouvinte: 10/09 a 10/12/2019.
Divulgação da lista de trabalhos aprovados: 23/11/2019.

Divulgação da programação completa: 23/11/2019.