12/03/2020

II Congresso Internacional Limite(s): Experiências e Desafios da Humana Condição

VISEU

II Congresso Internacional  Limite(s): Experiências e Desafios da Humana Condição

E-mail de Contato do Evento

congressolimites@gmail.com

Descrição Resumida

Em geral, associamos o conceito de limite a fronteira, marco, fim, baliza, magnitude fixa, obstáculo, restrição e repressão (social, física, psíquica, legal), à linha, real ou imaginária, que separa algo (espaço, tempo, sentimento, capacidades, forças). O limite insere o ser humano no universo do conhecido, do vivido, do dominado ou possuído, do que se alcança; o limite faz-se necessário: é frente a um limite que uma coisa se define, ganha forma, se diz, é o que é.

Paralelamente, e em sentido inverso, o limite oferece-se ao humano, hoje como nunca, como um ponto de partida, como um começo, como um desafio ao mais além. E esta projeção é uma experiência por acontecer, é o desconhecido por revelar, é o real por criar; é um mais além de uma finitude – um desafio à condição bio-psíquico-socio-cultural-espiritual –, que traz já em si mesma a pergunta pelo limite deste por acontecer, por revelar, por criar. O conceito de limite tem como correlato, então, os conceitos de eternidade, imensidão, incomensurabilidade, superação, libertação.

O segundo congresso internacional promovido e dirigido pelo IEAC-GO – Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização propõe-se abordar o tema do(s) limite(s), em todas as suas aceções e em todos os campos do saber:

 

FILOSOFIA

Leituras do conceito de limite(s) na história da filosofia

Grandes debates filosóficos sobre o(s) limite(s) do humano, da razão, da vida, da arte, da expressão, do poder, da vontade, do saber

A utilidade do(s) limite(s) – definição, conceito, linguagem – nas diversas disciplinas filosóficas

Limites absolutos e relativos; limites superiores e inferiores; limites naturais e culturais

O conceito de limite(s) à luz de noções como verdade, conceito, liberdade, bem, belo, imagem, linguagem, poder, teoria

Responsável

IEAC-GO – Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização

Normas

A Comissão Científica deste Congresso recebe propostas de comunicação até ao dia 15 de novembro de 2019. As propostas de comunicação devem ser enviadas para o email congressolimites@gmail.com e nelas devem constar:

- título da comunicação em português e inglês;

- resumo da comunicação em português e inglês (até 2500 caracteres cada);

- cinco palavras-chave em português e inglês;

- resenha biográfica do autor em português e inglês (até 1000 caracteres).

Todas as informações em https://congressointernacionallimites.pt/