09/09/2019

III Encontro dos GT's Marx e Marxismo da Anpof

Campo Grande, MS

Os 160 anos da publicação da Contribuição à crítica da economia política de Karl Marx

INSTITUIÇÃO

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

E-mail de Contato do Evento

ricardopdemelo@gmail.com

Descrição Resumida

O III Encontro dos GT’s Marx e Marxismo da Anpof é um evento científico realizado a cada dois anos, no caso, em anos que não acontece o Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). O público-alvo caracteriza-se principalmente por pesquisadores e professores de universidades públicas federais e estaduais no Brasil e, também de orientandos de mestrado e doutorado dos membros de ambos os GT’s. O GT “Marxismo” e o GT “Marx e a Tradição Dialética” são grupos atuantes na Associação de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) com vários anos de história. 

Em 2012, durante o XV Encontro Nacional da Anpof realizado em Curitiba, os GT’s começaram um processo de aproximação e cooperação científica que culminou com a proposta de realização de eventos e reuniões conjuntas. Em 2014, durante o XVI Encontro Nacional de Filosofia em Campos do Jordão, resolveu discutir a possibilidade, nos anos de interstícios da Anpof, a realização do evento próprio dos GT’s. Neste ímpeto, foi realizado dois encontros separados e regionais em 2015 e outro dois em 2017. O I Encontro Nacional dos GT’s Marx e Marxismo da ANPOF teve como tema “Marx e a Tradição Filosófica” e foi organizado pelo professor doutor Eduardo Chagas da Universidade Federal do Ceará e realizado na cidade de Fortaleza nos dias 25 a 27 de novembro a 1 de dezembro de 2015. O II Encontro Nacional dos GT’s Marx e Marxismo da ANPOF teve como tema “Capital e Política no Pensamento de Marx e no Marxismo” e foi organizado novamente pelo professor Eduardo Chagas na cidade de Fortaleza nos dias 27 de novembro a 1 de dezembro de 2017. No mesmo ano de 2017, foi realizado em Campo Grande nos dias 23 e 24 de outubro, o I Encontro do GT “Marx e a Tradição Dialética” com o tema “Comemoração dos 150 anos da 1º edição de O Capital de Karl Marx”, seguindo a proposta de regionalização.

Finalmente, no último Encontro da Anpof de 2018 na cidade de Vitória/ES decidiu-se realizar o III Encontro Nacional dos GT’s Marx e Marxismo da Anpof na cidade de Campo Grande, no campus da UFMS, que terá como tema “Os 160 anos da publicação da Contribuição à crítica da economia política de Karl Marx” e será realizados nos dias 9 a 11 de setembro de 2019.

Dessa forma, pretende-se durante o evento, propiciar à comunidade universitária e à sociedade sul-mato-grossense a oportunidade de debater e conhecer o que se tem pesquisado nas questões relativas ao pensamento de Marx e o marxismo, permitindo com isso compreender melhor o processo de transformação econômica, social, política, educacional e cultural que vem ocorrendo na sociedade brasileira em geral nas últimas décadas frente às crises do capitalismo.