14/09/2021

III JORNADA DE ENSINO DE FILOSOFIA

UFPA - Online

Organizada por docentes e discentes da Faculdade de Filosofia (FAFIL), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a terceira edição da Jornada de Ensino de Filosofia da UFPA ocorrerá nos dias 14, 16, 21 e 23 de setembro de 2021, de forma online. Ao objetivar a promoção de diálogos acerca das questões que rondam o ensino de Filosofia em nosso tempo, o evento contará com a realização de conferências, mesas redondas, comunicações orais e relatos de experiências.

Tendo como tema "Ensino de Filosofia: experiências, perspectivas e desafios em tempos sombrios", a III JEF buscará dar continuidade aos debates surgidos em 2018 (primeira edição), quando as experiências dos/das estudantes do curso de licenciatura em Filosofia da UFPA em seus estágios supervisionados foram o foco das discussões, e em 2019 (segunda edição), quando se discutiu o tema “O esvaziamento da/em formação: filosofia, história e resistência".

Propomos a III JEF em face do recente cenário da educação e da reforma das políticas curriculares, a partir das quais a presença do ensino da Filosofia vê-se mais uma vez ameaçada, particularmente no Nível Médio. Como parte dessa situação, a concepção e o perfil do professor a ser formado nos cursos de licenciatura em Filosofia são seriamente afetados, uma vez que se almeja, em um único movimento, alterar os currículos da Educação Básica e dos cursos universitários que formam professores para esse nível de ensino.

Assim, retorna-se à história da Filosofia como disciplina, a fim de compreender, esclarecer e questionar as metamorfoses das prescrições legais e curriculares acerca do ensino da disciplina na Educação Básica, particularmente após a emergência da Base Nacional Comum Curricular. Atualmente, partindo das profundas mudanças ocasionadas pela BNCC, imersos num colapso pandêmico que modificou toda a estrutura educacional brasileira e em meio a uma crise política, novos problemas surgem no contexto do Ensino de Filosofia, este entendido enquanto área de estudos e pesquisas. É neste enredo adverso que a necessidade da III JEF é justificada.

Por fim, o propomos o debate de possíveis saídas das dificuldades enfrentadas, com as possíveis contribuições da educação filosófica, na medida em que o evento pode apontar para um horizontes no qual encontro das diferenças e pluralidades é fundamental, sem que a intolerância e violência protagonizem o estabelecimento de dogmatizações que vetam o debate crítico e o enfrentamento razoável e saudável entre argumentos.

OBJETIVO: possibilitar, por meio do debate, discussões dos problemas que permeiam o Ensino de Filosofia no atual cenário educacional, no que concerne às experiências. às perspectivas e aos desafios enfrentados por docentes e discentes dos mais variados níveis da educação brasileira.

PÚBLICO-ALVO: pesquisadores/Pesquisadoras, docentes e discentes de graduação e pós-graduação em Filosofia, Educação e áreas afins; Profissionais da Educação Básica.

Para informações sobre programação, submissão de trabalhos, inscrições, entre outros, acesse: https://sites.google.com/view/jornada-de-ensino-de-filosofia/p%C3%A1gina-inicial

Link: https://sites.google.com/view/jornada-de-ensino-de-filosofia/p%C3%A1gina-inicial?authuser=1