04/11/2021

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE WILHELM DILTHEY

Online

Nas palavras de José Ortega y Gasset, “Dilthey é o filósofo mais importante da segunda metade do século XIX.” A razão disso se deve à enorme influência que o filósofo alemão exerceu seja como teórico das ciências da natureza e do espírito, seja como precursor da hermenêutica filosófica contemporânea.

A teoria dos dois tipos de ciência, a teoria da hermenêutica e, sobretudo, a teoria da cosmovisão, de Dilthey, provocaram as mais fascinantes discussões nos primórdios do século XX, viabilizando não apenas uma obra que nos brinda com as filosofias da Política, do Direito, da Ciência, etc., mas, especialmente, com a própria filosofia da Filosofia. 

Entretanto, o pensamento de Dilthey não se reduziu aos limites da Filosofia. Pelo contrário, extrapolou o universo dos filósofos, influenciando as mais distintas disciplinas do saber, como o Direito, as Ciências Sociais e Ciências Políticas, a Psicologia, inclusive, a Ética. Mas isso só foi possível por causa de suas teorias dos dois tipos de ciência, da hermenêutica e da cosmovisão. Ora, este curso foi preparado justamente para explicar essas teorias e suas implicações para as ciências e a vida.

PÚBLICO ALVO

O curso se dirige a estudantes iniciantes de Filosofia e a um público geral interessado nas questões propostas.

DOCENTE

Prof. Jonas Moreira Madureira possui graduação e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio sanduíche no Thomas-Institut, da Universität zu Köln (Alemanha). Atualmente, tem pesquisado sobre as origens filosóficas do conceito de “cosmovisão” e seu impacto tanto na Filosofia como em outras disciplinas como Teologia, Psicologia, Literatura, História, Direito, Ciências Sociais, Arte e Cultura. É professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Para mais informações sobre o Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea acesse www.gpofc.com.br

PROGRAMAÇÃO

O curso será ministrado em quatro aulas, sempre às quintas-feiras, das 19h às 20:30h

04/11: As origens da hermenêutica: o que significa “compreender”?

            O conceito de “hermenêutica”

            A teoria da compreensão de Friedrich Schleiermacher

            A teoria da compreensão de Wilhelm Dilthey

11/11: Hermenêutica e ciências do espírito

            A “querela dos métodos” (Methodenstreit)

            A teoria dos dois tipos de ciências

A autonomia das ciências do espírito (Direito, Sociologia, Política, etc.

18/11: Hermenêutica e cosmovisão

            O conceito de “cosmovisão” (Weltanschauung)

            O conflito de cosmovisões

            A querela entre filosofia da cosmovisão e fenomenologia

25/11: Hermenêutica e ética

            O problema da ética atual

            Os três métodos de solução do problema ético

            Crítica do utilitarismo

Link: https://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/cursos/inscricoes-abertas/introducao-a-filosofia-de-wilhelm-dilthey/