14/09/2021

Introdução às Investigações Lógicas de Husserl

Online - sediado pelo Departamento de Filosofia da USP

É com prazer que o Grupo de Estudos de Fenomenologia do Departamento de Filosofia da Usp (GEFen) vem apresentar à comunidade de fenomenólogos, psicólogos e filósofos um curso introdutório das Investigações Lógicas de Edmund Husserl. O curso tem como ministrante o doutorando Daniel Peluso Guilhermino.

Para maiores informações, acesse o link:

Período de Inscrição

06/09/2021 (09:00) a 09/09/2021 (23:59)

 

Natureza do curso

difusao

Público Alvo

Interessados em filosofia em geral; interessados em fenomenologia em particular.

Objetivo

O objetivo do curso é introduzir os conceitos básicos e operativos das Investigações Lógicas de Husserl. Para tanto, pretende-se, inicialmente, apresentar o contexto histórico da obra e sua problemática, revisitando a polêmica em torno do psicologismo lógico e a necessidade de desenvolvimento de uma psicologia descritiva eidética como fundamento da lógica pura. Em seguida, pretende-se retomar parte do caminho expositivo da obra, privilegiando tópicos como: a teoria da intencionalidade da consciência; a definição de ato psíquico como vivência intencional e a análise de seus componentes intrínsecos; a concepção de conhecimento como síntese de cobertura entre atos signitivos e intuitivos; e a teoria da intuição simples e categorial. Quer-se, com isso, oferecer os recursos para a compreensão básica desta que é tida por obra inaugural daquela que é, seguramente, uma das correntes filosóficas de maior relevância na contemporaneidade, a saber, a fenomenologia.

Programa

CLIQUE AQUI

Carga horária

12.00h

Vagas

Máximo: 100.

Mínimo: 05.

Certificado/Critério de Aprovação

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.

Coordenação

Prof. Dr. Marcus Sacrini Ayres Ferraz, da FFLCH.

Ministrante(s)

Daniel Peluso Guilhermino

https://sce.fflch.usp.br/node/4178

Link: https://sce.fflch.usp.br/node/4178