08/11/2021

Minicurso Fundamentação da Matemática: a Situação Atual

ZOOM

Minicurso Fundamentação da Matemática: a Situação Atual

Estão abertas as inscrições para o minicurso Fundamentação da Matemática: a Situação Atual, que será realizado às segundas-feiras do mês de novembro das 19h às 20h30. A proposta é oferecer uma visão da situação atual da discussão sobre os Fundamentos da Matemática, do impacto da computação, das novas concepções sobre o contínuo e dos assistentes de provas. O minicurso será ministrado pelo Prof. André Porto (UFG) e é organizado pelo Grupo de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea (CNPq e PUC-SP).

Para se inscrever e receber o link da reunião do Zoom, basta acessar o site  https://www.gpofc.com.br/fundamentacao-da-matematica

Resumo detalhado: 
1° Encontro: 8 de novembro

O início do cisma: a nova noção de “função” de Dirichlet e Lobachevsky. 

Neste primeiro encontro, trataremos o início da divisão entre matemática clássica e matemática construtiva, abordando o impacto da nova noção de “função” proposta por Dirichlet e Lobachevsky e sua concepção abstrata de “existência”. 

2° Encontro: 15 de novembro

Matemática e Computação, duas alternativas 

Neste segundo encontro, trataremos das duas alternativas de encarar a relação entre matemática e computação. Abordaremos, também, rapidamente, os dois tratamentos, também alternativos, das noções de “Função Computável” Clássica e da Função Construtiva (Intuicionista).

3° Encontro: 22 de novembro

As duas formas de encarar a relação entre Análise e Geometria 

Neste terceiro encontro, trataremos das maneiras alternativas de clássicos e intuicionistas encararem as relações entre Geometria e a Linguagem Analítica. Enfatizaremos a ideia de que, para cada resultado clássico, há um resultado intuicionista correspondente.

 


Link: https://www.gpofc.com.br/fundamentacao-da-matematica