24/11/2021

O Corpo Feminino na Obra de Clarice Lispector é tema de minicurso

Online

Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho.

Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever

(A Hora da Estrela, 1977)


Após mais de 40 anos de falecimento, uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX, Clarice Lispector, ainda é tema de muitas discussões e estudos. Suas narrativas, que tematizam o cotidiano e, principalmente, o perfil e os conflitos psicológicos das personagens, possuem muitos fãs e curiosos. 

Acreditando na importância da obra é que a Escola "As Pensadoras" preparou o minicurso "O Corpo Feminino na Obra de Clarice Lispector: uma introdução", a ser realizado nos dias 24 e 27 de novembro. 

Os textos se constituem de romances, contos, crônicas e escritos sob pseudônimo. Desse conjunto variado, pode-se observar que, sobretudo em sua obra romanesca, Lispector privilegiou a construção de personagens mulheres, maioria burguesas, que nos são reveladas através de conflitos existenciais, que vivem em busca de autoconhecimento. No entanto, a autora não se restringiu a esse universo, focalizando, também, a pobreza e comportamentos transgressores em alguns de seus escritos. 

Diante dessa vasta produção, "As Pensadoras" selecionaram algumas obras que abordam a questão do feminino e do corpo e transformaram em minicurso. 

Em dois encontros, a Professora Dra. Gleyda Lucia Cordeiro Costa Aragão discutirá a autora a partir das seguintes publicações: Correio para Mulheres (2018), Via-crucis do Corpo (1973) e A Hora da Estrela (1977).

Assim como os demais que a Escola oferece, o minicurso é totalmente online e pode ser realizado de maneira síncrona e assíncrona pela plataforma das Pensadoras. As participantes receberão certificação pela Escola "As Pensadoras" referente a 8 horas. É possível a participação de pessoas surdas.

 A Escola aposta na formação intelectual e democrática para todas.

A matrícula pode ser feita pelo link https://www.aspensadoras.com.br/cursos/o-corpo-feminino-na-obra-de-clarice-lispector . Um investimento de apenas R$ 50 para estudantes e R$ 65 para profissionais.

 

Link: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/o-corpo-feminino-na-obra-de-clarice-lispector