06/12/2023
Questões Ecológicas em Perspectiva Interdisciplinar IV
Híbrido - Virtual: Zoom / Presencial: Museu das Ciências Naturais Carlos Ritter/UFPel
O PPG em Filosofia da UFPel, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o PPG em Filosofia da PUCRS, convidam tod@s @s interessad@s a submeter os seus trabalhos - em português, espanhol, inglês ou francês - para apresentação no Colóquio de encerramento da 4ª edição do projeto Questões Ecológicas em Perspectiva Interdisciplinar, a decorrer no dia 06 de dezembro de 2023.
O propósito do projeto é convocar e pôr em diálogo diferentes disciplinas, experiências e áreas do saber, buscando contribuir com perspectivas alternativas ao modelo dominante no que diz respeito à relação entre a sociedade e a natureza.
Os trabalhos selecionados para apresentação no evento serão, posteriormente, considerados para publicação como capítulos no 4º e-Book do projeto.
RESUMO DA CHAMADA
Submissões: até 10 de novembro de 2023
Resumo: 500 palavras (máx.), 3 a 5 palavras-chave
Enviar arquivo em PDF para: cicloquestaoecologica@gmail.com
Data do evento: 06 de dezembro de 2023 / 9h00 às 18h00
Evento híbrido:
- Virtual – Zoom
- Presencial – Museu das Ciências Naturais Carlos Ritter/UFPel, Pr. Cel. Pedro Osório, 1 Centro, Pelotas - RS, 96015-010
CHAMADA PARA APRESENTAÇÕES
O projeto Questões Ecológicas em Perspectiva Interdisciplinar - promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS - visa promover o debate público sobre a crise ecológica, enfatizando a transversalidade dos seus impactos.
O propósito do projeto é convocar e pôr em diálogo diferentes disciplinas, experiências e áreas do saber, buscando contribuir com perspectivas alternativas ao modelo dominante no que diz respeito à relação entre a sociedade e a natureza.
A crise ecológica parece ser o índice de problemas estruturais que afetam o modo de vida dominante e a sociedade de produção e consumo que o sustenta, mobilizando reflexões críticas com temas que incluem justiça intra e intergeracional, colonialismo, imperialismo, capitalismo, sociedade de consumo, relações entre Norte e Sul Globais, discriminação racial, de gênero e de classe, bem como exploração e destruição da própria Terra e da pluralidade de comunidades de vida que esta suporta, entre muitas outras.
O projeto tem promovido debates virtuais sobre questões subjacentes à relação dos humanos com o ambiente e à crise ecológica desde 2020.
O Colóquio deste ano propõe a realização de um debate em torno das origens e impactos da crise ecológica, desafiando @s participantes a submeterem reflexões relativas aos fundamentos e referenciais normativos que orientam e estruturam as relações quer entre comunidades humanas, quer entre estas e as comunidades extra-humanas, bem como a explorarem perspectivas alternativas ao modelo dominante de relação entre a sociedade e a natureza.