25/09/2021

Seminário: O Ensino de Filosofia na Educação Básica

Evento remoto pelo Meet e Youtube

Seminário: O Ensino de Filosofia na Educação Básica

Organizadores:

Prof. Dr. Darcísio N. Muraro

Prof. Dr Claudiney J. Sousa

Profa. Dra. Lilian Cantelle

Inscrições gratuitas neste link: http://www.uel.br/eventos/insc/?id=6790

Datas dos encontros: 25/09/21 (9-11h), 20/10/21 (19-22:30h), 18/11 (14-18h) e 07/12/21 (19-22:30h)

Atividade do Grupo de Pesquisa: A Educação Filosófica de Crianças, Adolescentes e Jovens

Apresentação

O seminário apresenta pesquisas que buscam aprofundar o papel formativo da filosofia na formação das crianças e jovens no enfrentamento dos desafios colocados para a educação e para a escola num mundo em rápida e profundas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais.

As crianças estão expostas e são sensíveis aos apelos do consumismo, aos atrativos cada vez mais sofisticados do desenvolvimento tecnológico, sobretudo eletrônicos, e das mídias digitais, ao acirramento dos conflitos sociais e políticos de toda ordem, ao agravamento dos problemas ecológicos, problemas de saúde pública como é o caso da atual da pandemia de Coronavirus, ao desigual sistema econômico que gera concentração de renda e empobrecimento generalizado da população.

No campo educacional, as recentes reformas da legislação nacional e os interesses políticos conservadores que impõem suas pautas, desqualificam a filosofia e advogam um ensino eminentemente científico, técnico e moralista atrelado aos interesses do mercado e à manutenção de um sistema injusto e empobrecedor da capacidade de pensar.

Diante deste contexto, entendemos ser necessário aprofundar o papel da filosofia na formação humana, especialmente sua tarefa educativa no desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e ético no enfrentamento dos desafios da vida pessoal e da convivência democrática e cidadã. Por isso mesmo, encontramo-nos no terreno da filosofia da educação na busca de explicitar e pensar esses problemas e justificar teórica e praticamente sua tarefa formativa.

Link: http://www.uel.br/eventos/insc/?id=6790