28/02/2020

V ENCONTRO NACIONAL ANPOF ENSINO MÉDIO CONVOCATÓRIA

A ANPOF realizará pela quinta vez o Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio durante seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia (GO), de 19 a 23 de outubro de 2020.

A submissão de trabalhos para esta atividade deve ser feita entre os dias 28/02/2020 e 08/05/2020.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ensino.medio@anpof.org.br


Apresentação

Ao longo dos anos, a ANPOF tem dispensado uma atenção crescente à presença da Filosofia no contexto escolar. O XIX Encontro Nacional da ANPOF dedicará uma parcela da sua programação exclusivamente ao ensino da Filosofia na educação básica. Tem-se ciência de que programas como Residência Pedagógica (RP), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e, principalmente, o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo) impulsionaram a pesquisa e a prática docente em torno do ensino de Filosofia, somando aos esforços dos diversos pesquisadores da área e professores da educação básica, nas três esferas (municipal, estadual e federal), em todo país.

O objetivo é discutir o ensino de Filosofia na educação básica com a comunidade filosófica nacional, trazendo suas questões e produções pedagógicas para serem apresentadas e discutidas no maior evento da área no país.

Assim, as ações da ANPOF no segmento da Filosofia escolar estão voltadas à articulação entre pós-graduação em Filosofia e as políticas de formação de professores da educação básica, em resposta às demandas e as iniciativas de professores e estudantes, bem como de programas institucionais mantidos pelas agências oficiais de fomento, sobretudo a CAPES.

Por outro lado, a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum para a formação docente (BNC/Formação docente) exigirá mudanças para o ensino de Filosofia e suas contribuições para a educação básica.

Tendo em vista estas questões, a programação do V Encontro ANPOF-EM será composto por relatos de experiência, minicursos, um simpósio e uma roda de conversação.

ESTRUTURA DAS ATIVIDADES

1 Relatos de Experiência
1.1 As sessões de relatos de experiência da ANPOF-EM têm como objetivo divulgar e discutir experiências de ensino de Filosofia realizadas em escolas de educação básica.
1.2 As experiências serão selecionadas com base na sua contribuição para a melhoria e expansão do ensino de Filosofia e por seu potencial de replicação em outras escolas e regiões do país.
1.3 Poderão se candidatar professores de Filosofia da educação básica (ensino médio ou ensino fundamental) em escolas públicas ou particulares, que tenham participado das
experiências a serem relatadas.
1.4 Os candidatos não poderão submeter trabalhos simultaneamente em outras sessões de comunicações (GTs ou sessões temáticas) do XIX Encontro Nacional da ANPOF.
1.5 Os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação a ser feita pela Comissão Científica do V Encontro ANPOF-EM.
1.6 As sessões de apresentação ocorrerão nos dias estabelecidos pela Comissão de Organização do V Encontro ANPOF-EM.
1.7 O tempo para cada apresentação será estipulado pela Comissão de Organização, devendo não ultrapassar 20 minutos (exposição).
1.8 As propostas deverão ser submetidas no seguinte endereço:
 https://eventos.galoa.com.br/realm/anpof-2020
1.9 As propostas serão encaminhadas pela Comissão de Organização para a Comissão Científica da ANPOF-EM, responsável pela avaliação e pela seleção dos trabalhos.
1.10 Recomenda-se que os interessados conheçam os relatos apresentados nas edições anteriores desse evento, que estão disponíveis em vídeo no Youtube:
ANPOF-EM de Curitiba (2012): http://www.youtube.com/user/anpofem
ANPOF-EM de Aracaju (2016): https://www.youtube.com/channel/UClPrIIm2I0XM-wukOdR3nqg/videos
1.11 A Comissão de Organização solicitará aos órgãos de fomento recursos financeiros para custear a viagem e a hospedagem dos autores dos trabalhos selecionados. Não há garantia de que o pedido será atendido e, por conseguinte, que haverá financiamento para o deslocamento do proponente ao evento e custeio para a sua estadia.

2 Minicursos
Os minicursos têm como objetivo propiciar um ambiente de qualificação profissional e troca de experiências didáticas, tendo como elemento central um tema.
Em breve, divulgaremos a programação dos minicursos da ANPOF-EM.

3 Simpósio da ANPOF-EM
Mesa redonda cuja temática abordará as possibilidades de interação entre a pós- graduação e a formação de professores para a educação básica, tendo em vista o atual cenário do ensino da Filosofia.

4 Roda de conversação
Espaço para discutir uma agenda de ações voltadas para o fortalecimento do ensino da Filosofia na educação básica.

Cronograma
- Submissão de trabalhos: de 28/02/2020 e 08/05/2020
- Publicação da lista de trabalhos aprovados: 01/06/2020

Taxa de inscrição
- Os expositores do IV Encontro ANPOF-EM pagarão a taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), no caso de docentes do ensino médio com submissão de trabalhos, e R$ 100,00 (cem reais), no caso de graduandos e graduados com submissão de trabalhos.
- Todos os inscritos receberão certificado de participação.

Comissão organizadora
Antônio Edmilson Paschoal (UFPR)
Christian Lindberg (UFS)
Jorge Viesenteiner (UFES)
Junot Cornélio Matos (UFPE)
Juvenal Savian (UNIFESP)
Marta Alencar (USP)
Adriana Delbó (UFG)

CHAMADA DE INSCRIÇÕES - XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF