15/11/2021

XI Semana de Filosofia e seu ensino

You Tube

A Semana de Filosofia é um importante momento para apresentar, consolidar e incentivar as atividades filosóficas realizadas pelo curso de Filosofia da UFCA na região do Cariri, promovendo o diálogo entre estudantes, pesquisadores e profissionais de Filosofia e campos afins. Configura-se num espaço de comunicações, palestras, minicursos e oficinas sobre o trabalho da Filosofia no Ceará, tanto a formação das universidades, primeiros saberes e conhecimentos construídos.

A XI edição da Semana de Filosofia e seu Ensino neste ano de 2021 apresenta como tema geral "A Filosofia no Ceará”. Promovendo uma reflexão sobre a inserção da Filosofia no Estado do Ceará, seu desenvolvimento, suas realizações e desafios e faz homenagem aos 80 anos Prof. Manfredo Oliveira (UFC), um dos pioneiros e incentivadores da Filosofia em terras alencarinas, além de ser a maior referência filosófica cearense. O professor Manfredo Oliveira é atualmente professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Prof Manfredo trouxe grandes contribuições ao conhecimento de ética e filosofia, com mais de 80 artigos, livros e trabalhos, importantes para a Filosofia Contemporânea.

O objetivo geral do evento é reavivar e instigar os saberes sobre os filósofos do Ceará e a formação dos principais cursos de Filosofia até a atualidade. Os objetivos específicos são a promoção do debate sobre o lugar da Filosofia em nosso Estado, sua relação com as demais áreas do conhecimento e seu papel em nossa sociedade. O ensino de Filosofia também será abordado a partir dos programas institucionais do Pibid e da Residência Pedagógica.

Link: https://doity.com.br/xi-semana-de-filosofia-e-seu-ensino-ufca