01/12/2021

XIII Encontro Internacional Hannah Arendt

Unirio - YouTube


 

O XIII Encontro Internacional Hannah Arendt será realizado virtualmente nos dias 1, 2, 3, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021. Esta décima terceira edição é promovida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem apoio da Capes. Tem como tema “Por que ler Hannah Arendt hoje?”, em alusão ao livro de Richard J. Bernstein, que lançará neste evento esta, que é a sua primeira obra traduzida para o português. O encontro será transmitido abertamente no YouTube. As inscrições para ouvintes ficarão abertas entre 30 de setembro e 26 de novembro e podem ser realizadas por meio deste formulário. A programação completa já está disponível no site do evento.

Depois de Ijuí (RS), Chapecó (SC), Passo Fundo (RS), São Leopoldo (RS), Morro Branco (CE), Pelotas (RS), Londrina (PR), São João Del-Rey (MG), Rosário (Argentina), Goiânia (GO), Teresina (PI) e Recife (PE), chegou a vez da UNIRIO recepcionar este evento. Esses itinerantes encontros nasceram e se consolidaram por meio da iniciativa e do engajamento de um grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se reúnem anualmente, com eventuais pesquisadores convidados, para criarem um frutífero espaço de reflexão conjunta, discussão crítica, troca de experiências e aprendizado no esforço de compreensão de diversos temas, conceitos e questões abordados pelo pensamento político-filosófico arendtiano.

O Encontro Internacional Hannah Arendt articula pesquisas de docentes e discentes de pós-graduação de diversas universidade do país e do exterior em diferentes áreas do conhecimento (Filosofia, Ciência Política, Educação, Ciências Sociais, História, etc.) que convergem no esforço teórico de compreensão e discussão crítica dos desafios, questões, conceitos e significados que emergem do conjunto de reflexões político-filosóficas da autora. Além de Richard J. Bernstein (New School), esta edição conta com a participação confirmada de Fina Birulés (Universidade de Barcelona), Beatriz Porcel (Universidade de Rosário) e Anabella Di Pego (Universidade de La Plata).

Why Read Hannah Arendt Now? 

A proposta desta edição não é a de aplicar o arcabouço teórico do pensamento arendtiano ao nosso presente, no sentido de definir os rumos políticos da atualidade. O âmbito apropriado para isso será sempre o espaço de realização da existência pública e ativa dos homens, uma vez que o mundo humano não pode ser simplesmente pensado ou concebido como objeto a partir de alguma harmonia pré-estabelecida na contemplação teórica do filósofo. Trata-se muito mais de uma disposição aberta para a compreensão, um esforço por “pensar o que estamos fazendo”, incitando debate em torno da enorme atualidade do pensamento arendtiano e a conservação de sua extraordinária capacidade de enxergar na atualidade não a mera transitoriedade linear do tempo meramente cronológico, vazio e unidirecional, mas sim a confrontação histórica entre um passado sempre inacabado e impensado de significados, experiências e acontecimentos políticos e um futuro sempre aberto no qual se renovam as formas de vida comum e se revigoram as possibilidades de compartilhamento democrático do mundo.

A questão “Por que ler Hannah Arendt hoje?” busca revelar o quanto a contemporaneidade da obra arendtiana não se realiza na cega adesão conformista ao presente, mas sim na confrontação crítica com o que se apresenta a nós hoje como formas pretensamente necessárias e suas práticas de neutralização de nossa autonomia de agir e pensar. Se “somos contemporâneos somente até o ponto em que chega a nossa compreensão”, trata-se de discutirmos e evidenciarmos de que modo os “exercícios de pensamento” de Arendt conservam o seu vigor crítico e reflexivo, contribuindo de diversas formas para a problematização de nossa atualidade.    

Em seis dias de atividades e cooperação acadêmica, palestras, mesas de comunicações e proveitosos debates com o público presente, espera-se criar um frutífero espaço de reflexão conjunta, promovendo uma troca de experiências e aprendizado que fortaleça a indispensável interação entre a sociedade e universidade, em busca da reciprocidade e do mútuo aperfeiçoamento cultural, educacional e profissional na discussão crítica de questões e temas fundamentais que emergem da obra de Hannah Arendt em diálogo com o contexto político-filosófico contemporâneo.