22/10/2020

XLV Encontros Nietzsche: Nietzsche e a tradição filosófica

Online

Release:

O Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) realiza a 45ª edição dos Encontros Nietzsche em formato online

            Na quinta-feira e na sexta-feira da próxima semana (22 e 23 de outubro), o Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) promove o XLV Encontros Nietzsche. Realizado, desde 1996 de forma presencial nas mais diversas universidades do país, o Encontros Nietzsche consiste no principal fórum brasileiro de debates acerca da filosofia de Nietzsche. Adaptando-se à atual conjuntura sanitária, o evento acontecerá, neste ano, via Internet.

            A temática elencada para esta edição foi "Nietzsche e a tradição filosófica”. Nesse sentido, os trabalhos a serem apresentados irão orbitar em torno das relações –– de influência, embate, apropriação etc – entre a filosofia nietzschiana e momentos da História da Filosofia que se estendem do pensamento pré-socrático ao final da filosofia moderna. Participarão do evento integrantes do GEN, os quais se reunirão em mesas redondas virtuais que serão transmitidas, ao vivo e gratuitamente, ao público previamente inscrito. As apresentações e debates ocorrerão durante a tarde e a noite da quinta-feira (22) e, também, na tarde da sexta-feira (23). Além das mesas redondas, o XLV Encontros Nietzsche contará –– na noite da sexta-feira (23) –– com a conferência de encerramento da Profa. Dra. Scarlett Marton, intitulada: Nietzsche e Kant: o empreendimento crítico.

            Durante a programação do XLV Encontros Nietzsche, serão lançados dois trabalhos do GEN. O primeiro trata-se do livro Nietzsche e seus intérpretes, organizado pela Profa. Vania Dutra de Azeredo e pelo Prof. Wilson Frezzatti Jr. O escrito consiste numa obra conjunta do GEN e reúne ensaios que tratam da recepção da filosofia de Nietzsche realizada por seus mais variados intérpretes como: Heidegger, Müller-Lauter, Foucault, Butler e Marton. O segundo livro é o mais novo volume da coleção Sendas e Veredas: Nietzsche à luz dos antigos: a cosmologia. De autoria do Prof. João Evangelista Tude de Melo Neto, o trabalho se propõe a realizar uma interpretação da cosmologia nietzschiana tomando como pano de fundo a cosmologia de Heráclito e a física dos Estoicos.    

            Nesta edição online, o Encontros Nietzsche também abre espaço para os pós-graduandos e orientandos do GEN que terão a oportunidade de expor suas pesquisas durante as manhãs dos dois dias de evento. A XLV edição dos Encontros Nietzsche está sendo realizada por meio de uma parceria entre o núcleo do GEN do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o núcleo do GEN da área de Filosofia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (DECISO-UFRPE).

            Os Encontros Nietzsche consistem num tradicional fórum de debates acerca da filosofia nietzschiana. Idealizados e realizados pelo Grupo de Estudos Nietzsche (GEN-USP) – considerado o mais relevante grupo de pesquisa acerca da filosofia de Nietzsche no Brasil – os Encontros Nietzsche visão promover a difusão da pesquisa sobre o pensamento de Nietzsche no País. Desde sua edição inaugural (1996), o evento vem sendo realizado em universidades nos mais diversos estados do território nacional e tem acolhido parceiros intelectuais, tanto da cena acadêmica nacional como internacional.

O GEN- Grupo de Estudos Nietzsche é um grupo de pesquisa internacional, que reúne estudiosos brasileiros e europeus da filosofia nietzschiana. Fundado por Scarlett Marton em 1996, o GEN esteve, de início, ligado ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações acerca do pensamento nietzschiano e julga que, para tanto, é essencial promover a discussão acerca das mais variadas interpretações dos textos do filósofo. Desde 2016, está sob a direção de Wilson Frezzatti. Empreendimento pioneiro na América do Sul, o GEN procura não apenas incentivar os estudos nietzschianos entre nós como dialogar com as diversas Nietzsche Societies e Centros de pesquisa internacionais. Atuando em três frentes distintas, o GEN organiza suas atividades em torno dos Cadernos Nietzsche, da Coleção Sendas & Veredas e dos Encontros Nietzsche.

Programação:

Quinta-feira, 22 de outubro.

1) Apresentações dos pós-graduandos do GEN: 9 h-12h.

2) Mesa redonda 1:  15h -17 h

- Stefano Busellato (UNIOESTE/UNILA-GEN): Nietzsche leitor de Anaxágoras: germens da vontade de potência.

- João Evangelista Tude de Melo Neto (UFRPE-GEN): Nietzsche e a cosmologia estoica

- Geraldo Pereira Dias (FAFIC-GEN): Platão, Nietzsche e a regulação eugênica do casamento

3) Mesa redonda 2: 19:30 h - 21:30 h

- Vania Dutra Azeredo (UNIRIO-GEN): Nietzsche e Platão: a guerra dos deuses.

- Márcio José Silveira Lima (UFSB-GEN): Sobre democracia e sociedade em Nietzsche...

- Wilson Antonio Frezzatti Jr.(UNIOESTE-GEN): As críticas de Nietzsche contra Rousseau: a questão da natureza

Sexta-feira, 23 de outubro.

4) Apresentação dos pós-graduandos do GEN: 9h-12h.

5) Mesa redonda 3:  15h-18 h

- André Luís Mota Itaparica (UFRB-GEN): O problema mente-corpo em Descartes e Nietzsche

- Saulo Krieger (UNICENTRO-GEN): Nietzsche e as biografias involuntárias: o caso Spinoza.

- Ivo da Silva Jr.(UNIFESP-GEN): Nietzsche: Iluminismo e positivismo em Humano, demasiado humano.

- Nasser: Linguagem e Bildungstrieb. A importância de Wilhelm von Humboldt para o desenvolvimento do vitalismo do jovem Nietzsche.

6) Conferência: 19:30 h - 21:30

 Scarlett Marton: Nietzsche e Kant: o empreendimento crítico.

 

Inscrições e informações

vdazeredo13@gnail.com