02/12/2019

XVI Colóquio Internacional Spinoza

Spinoza, filosofia e liberdade

XVI Colóquio Internacional Spinoza

INSTITUIÇÃO

Direito PUC Rio, Filosofia USP

E-mail de Contato do Evento

spinozamericas@gmail.com

Descrição Resumida

Colóquio Internacional Spinoza ocorre anualmente desde 2005 na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, a partir do trabalho de um grupo de pesquisa coordenado por Diego Tatián (professor da UNC). O grupo nasceu do interesse em criar um espaço que estimulasse os estudos sobre Spinoza na Argentina e reunisse colegas da América Latina. Desde então, de modo ininterrupto, sempre no segundo semestre do ano, o Colóquio tem reunido pesquisadores, docentes, estudantes e leitores de Spinoza de variadas áreas de conhecimento, com ênfase na problemática política, ética e jurídica que deriva da obra spinozana.

Ao longo desse processo, o principal e maior impulso ao Colóquio Internacional Spinoza decorreu do encontro e trabalho conjunto com grupos brasileiros (de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza). E que se fortaleceu com a presença regular, a cada ano, de pesquisadores latino-americanos (Costa Rica, Chile, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela) e europeus (França, Itália, Portugal, Holanda, Turquia).

A constituição dessa rede de pesquisadores sobre o filósofo holandês repercutiu favoravelmente nos grupos já existentes em vários países, como no Brasil. A produção científica resultante desses encontros, voltada para uma reflexão sobre os processos sociais, políticos e institucionais em curso no continente à luz da filosofia spinozana, com ênfase nos temas jurídicos, éticos e políticos, está reunida em doze publicações (de 2001 até 2016), com as contribuições das centenas de participantes dos Colóquios desde seu início, ainda como uma “Jornada de Filosofia Política” realizada em 2001, em Córdoba, Argentina, que originou os encontros posteriores – em Córdoba (2005-2012 e 2015-2016), no Rio de Janeiro (2013 e 2014), em Valparaíso, Chile (2017) e novamente em Córdoba (2018). As publicações podem ser consultadas na Biblioteca do site Spinoza Américas

Em 2019 o XVI Colóquio Internacional Spinoza retorna ao Rio de Janeiro, com atividades planejadas para o Campus Gávea da PUC Rio (entre 25 e 29 de novembro de 2019) e na Casa de Retiros Padre Anchieta, em São Conrado (de 2 a 5 de dezembro de 2019).

O tema central do Colóquio será Spinoza, filosofia e liberdade (em breve acrescentaremos aqui os subtemas propostos pela comissão organizadora).

Informações sobre a apresentação de trabalhos

A comissão organizadora do Colóquio Internacional Spinoza 2019 propõe aos participantes apresentações de 15 a 20 minutos, com o intuito de propiciar um tempo maior para as conversações posteriores às intervenções – seguindo o formato já testado, com sucesso, no Colóquio de Córdoba em 2018. Os textos das apresentações serão publicados pela Editora da PUC Rio, em formato eletrônico e gratuito, posteriormente.

O endereço para envio de propostas é spinozamericas@gmail.com

O prazo para o envio das propostas é 4 de novembro de 2019.

O resumo deve conter o nome, a instituição e ter até 300 palavras.

 

 


Informações sobre estadia

Colóquio Internacional Spinoza tem a característica de reunir seus participantes em um mesmo local durante todos os dias do encontro. Em 2019 esperamos repetir a experiência de 2013 e 2014, quando da realização do evento no Rio, na Casa de Retiros Padre Anchieta, situada em São Conrado, em meio à paisagem carioca das montanhas, da Mata Atlântica e da Praia de São Conrado.

Solicitamos aos participantes que entrem em contato com a comissão organizadora do Colóquio pelo endereço spinozamericas@gmail.com informando sobre a demanda de hospedagem, para auxiliar no planejamento do encontro.

Mais informações sobre hospedagem aqui : https://bit.ly/318oZVU

comissão organizadora do XVI Colóquio Internacional Spinoza 2019

Thaís Florencio de Aguiar (UFRJ / Brasil); Rogério Pacheco Alves (UFF / Brasil); Mariana de Toledo Barbosa (UFF / Brasil); Bernardo Bianchi (Freie Universität Berlin / Alemanha); Francisco de Guimaraens (PUC Rio / Brasil); Alexandre Pinto Mendes (UFRRJ / Brasil); Luís César Guimarães Oliva (USP / Brasil); Bernardo Oliveira (UFRJ / Brasil); Nastassja Pugliese (UFRJ / Brasil); Maurício Rocha (PUC Rio / Brasil); Homero Santiago (USP / Brasil).