07/12/2020

XVI SEMANA ACADÊMICA DA FILOSOFIA -UFSM

 

 

Esta edição será totalmente on-line, realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro. A XVI Semana Acadêmica da Filosofia-UFSM (SAF) é organizada pelo Diretório Acadêmico de Filosofia, juntamente com as coordenações da graduação e pós-graduação. É idealizada, pensada e construída a partir das demandas do Departamento de Filosofia da UFSM, como o programa de residência pedagógica, pibid e programa de pós-graduação.


Como tema desta edição da SAF escolhemos “Mundo à Deriva? Riscos e Estratégias Filosóficas”. O objetivo da comissão organizadora é levantar debates partindo da realidade em que vivemos na atual conjuntura, em que nossa sociedade passa por crises éticas, políticas, ecológicas, econômicas e sociais, que afetam diretamente nossas relações sociais. E, consequentemente, nos pondo a refletir a partir das contribuições que a filosofia pode trazer para entendermos melhor esse período. De modo a contribuir no desenvolvimento das pesquisas realizadas em Filosofia, bem como, trazer contribuições para o processo de formação do estudante de filosofia, nos dispomos a construir um diálogo entre o que é pesquisado dentro da universidade e o que é ensinado nas escolas de ensino básico e médio, mediante a relação entre ensino, pesquisa e extensão e as demandas da sociedade contemporânea.


  Ainda dentro dos objetivos da SAF, pretendemos construir debates que apontem estratégias e alternativas frente a todos os ataques que a educação e o pensamento crítico tem enfrentado nos últimos anos, e que riscos isso representa para a construção de uma sociedade democrática.
Posto isso, convidamos a todos e todas para participarem da XVI Semana Acadêmica da Filosofia-UFSM, enviando seus trabalhos e pesquisas acadêmicas e participando como ouvintes dos espaços do evento.

(submissões de trabalhos acadêmicos  estão abertas até o dia 13 de novembro, pelo e-mail filosofiaufsm2020@gmail.com)

Para maiores informações sobre a XVI SEMANA ACADÊMICA DA FILOSOFIA acesse o nosso evento  no facebook e siga nossa página no instagram @Dafil.

https://www.instagram.com/p/CGg0xmGMUks/?utm_source=ig_web_copy_link