04/10/2023
XXI Simpósio de Filosofia 2023 - Contribuições da filosofia de Edith Stein à educação e à psicologia
Faculdade São Luiz, Brusque/SC
XXI Simpósio de Filosofia 2023
Contribuições da filosofia de Edith Stein à educação e à psicologia
Mantendo o espírito trienal com o qual os simpósios são realizados em nossa instituição, neste ano de 2023, o 21º simpósio de Filosofia será dedicado a dois campos de estudo sobre os quais a pensadora alemã se aprofundou: as ciências da educação e a psicologia.
Aqueles que conviveram com Edith Stein, seus professores, seus (suas) amigos (a) e seus (suas) alunos (as) têm viva a lembrança dela ser uma educadora nata. Preocupada vivamente com o processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando professora de Língua e Literatura Alemã no Colégio das irmãs dominicanas, ela desenvolvia exposições muito didáticas tanto nas aulas que dava, como nas conferências que ministrava e nos escritos que publicava, unindo neles o rigor científico, a profundidade investigativa e exemplos compreensíveis aos estudantes com os quais interagia. Essas vivências pedagógicas estão na base de suas investigações sobre educação e no motivo de participar ativamente em grupos de estudos sobre educação na Alemanha. Seus escritos sobre educação (artigos, capítulos, conferências etc.) ultrapassam o montante de uma dúzia e ainda estão em vivo processo de estudo pelos especialistas espalhados pelo mundo a fim de esclarecer as contribuições que tem a oferecer a visão educativa de Edith Stein.
“Se a ideia de quem é o ser humano é de relevância decisiva tanto para estrutura de uma pedagogia como para o trabalho educativo, será de urgente necessidade para essas últimas possuir um firme apoio para essa ideia. A pedagogia que careza de uma resposta à pergunta ‘’que é o ser humano?’ não fará outra coisa senão construir castelos no ar”. (Edith Stein, A estrutura da pessoa humana)
Vivenciando os inícios da psicologia científica, Edith Stein estudou disciplinas de Psicologia na Universidade de Breslau entre 1911-1912. Durante esses estudos, a jovem estudante percebeu a grande dificuldade que havia nas aulas quanto aos termos usados e seus significados, bem como na descrição das vivências e dos fenômenos psicológicos que lhes davam origem. Posto isso, procurou investigar e explicitar os fundamentos filosóficos da psicologia tanto em suas pesquisas iniciais (como é o caso do estudo “Causalidade psíquica”) como na fase madura (como capítulos nas obras “A estrutura da pessoa humana”, “Potência e ato” e “Ser finito e eterno”). Uma curiosidade interessante é que em 9 de outubro de 1999, a Associação Italiana dos psicólogos e psiquiatras cristãos a elegeram como protetora e intercessora devido a sua contribuição científica e ao seu exemplo de vida autêntica e verdadeira.
“A pessoa humana leva e abarca ‘seu’ corpo vivo e ‘sua’ psique, porém, é, ao mesmo tempo, suportada e abarcada por eles. Sua vida espiritual se eleva de um fundo escuro, sobe como uma chama de vela brilhante, porém, nutrida por um material que ele mesmo não brilha”. (Edith Stein, Ser finito e eterno)
Estejam todos (as) convidados (as), sejam bem-vindos (as)! Que a nossa jornada de estudos inspirada no pensamento de Edith Stein sensibilize, problematize e ressignifique nossa vida cotidiana, nossas pesquisas/estudos e nossas buscas pessoais.
Organização:
Dr. Pe. Alessio da Rosa, São Luiz
Me. Eduardo Dalabeneta, São Luiz
a. Programação
04/10 |
Quarta-feira |
|
19h15 |
- Abertura do Evento |
|
19h30 |
Conferência: Título: A visão educativa de Edith Stein Descrição: A conferência propõe-se a realizar um diálogo entre Educação e Teologia a fim de compreender a antropologia como diretriz pedagógica para a formação da pessoa humana, segundo Edith Stein (1891-1942). Isso pode ser constatado na obra “A Estrutura da Pessoa Humana - Der Aufbau der menschlichen Person” onde a pensadora enfatiza a integralidade da pessoa como corpo-psique-espírito. Ressaltando a importância da personalidade multidisciplinar da filósofa, parte-se do híbrido “vida e obra” da autora e, em sequência, será analisada sua concepção de “formação” e de “encontro” com o sentido do gesto de educar “desde dentro” das vivências, completando a exposição com a análise da pessoa humana sob a ótica da revelação cristã. - Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira (PUC/RS) |
|
20h30 |
- Debate aberto |
|
21h30 |
- Encerramento |
|
|
||
05/10 |
Quinta-feira |
|
8h às 11h30 |
Minicurso 1 Título: Contribuições de Edith Stein para a formação de educadores Descrição: As contribuições stenianas ao campo educativo partem dos estudos em fenomenologia articulados com a antropologia filosófico-teológica. Edith Stein aponta para a base antropológica como primazia de toda a atividade formativa, identificando a totalidade, a unicidade e a irrepetibilidade com que cada pessoa é constituída e invocada a uma vida de reciprocidade com o outro. A cultura, a linguagem, o desenvolvimento da razão e a arte, por exemplo, são fontes de educação da condição humana. Como maior esfera formativa, a pedagogia steiniana ressalta a articulação docente que ao ensinar assume a graça divina que perpassa a natureza humana. - Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira (PUC/RS) |
|
|
||
14h às 17h |
Socialização científica (Comunicações orais e banners) |
|
|
||
19h15 |
- Reabertura do Evento |
|
19h30 |
Conferência: Título: “A Psicologia ‘com alma’ segundo Edith Stein” Descrição: Partindo do método fenomenológico husserliano, Edith Stein chega a identificar a alma como um recurso teórico para descrever a diferença entre os entes e destaca o modo próprio de ser pessoa, analisando várias vivências que lhe são específicas. O termo “Psicologia com alma” comparece na obra steiniana para se contrapor a um tipo de Psicologia que limita a complexidade dos fenômenos psíquicos a efeitos de sensações e processos naturais. A retomada desse conceito pela Psicologia Contemporânea pode contribuir para compreender problemas centrais como o determinismo, a liberdade, a personalidade autêntica, entre outros. A análise de processos pessoais, relacionais e de sofrimento humano à luz do conceito de alma, assim como discutido por Stein, favorece uma compreensão mais correspondente à complexidade da existência humana. - Dr. Achilles Gonçalves Coelho Júnior |
|
20h30 |
- Debate aberto |
|
21h30 |
- Encerramento |
|
|
||
06/10 |
Sexta-feira |
|
8h às 11h30 |
Minicurso 2 Título: Contribuições de Edith Stein para o atendimento psicológico Descrição: O minicurso visa discutir alguns aspectos da antropologia filosófico-fenomenológica de Edith Stein que podem contribuir para fundamentação teórica de atendimentos da clínica psicológica. Temas como a formação da pessoa, empatia, comunidade, energia vital, personalidade autêntica, entre outros, analisados à luz da fenomenologia clássica da autora, podem favorecer diretamente a compreensão dos processos pessoais vivenciados na clínica, inclusive do sofrimento humano contemporâneo, auxiliando os profissionais psicólogos (ou aqueles que buscam fundamento de suas intervenções na Psicologia) a considerar a complexidade do acontecer humano. A relação terapêutica e o processo de mudança pessoal vivenciado no acompanhamento psicológico serão discutidas à luz da filosofia de Edith Stein. - Dr. Achilles Gonçalves Coelho Júnior |
|
11h30 |
- Clausura do simpósio |
b. Convidados
Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira
Doutora em Teologia pela PUC/RS com tese intitulada “Aprender a reconhecer nas vivências juvenis o solo sagrado a partir dos princípios teológicos-pedagógicos da fenomenologia de Edith Stein”; Especialização em Psicopedagogia; Licenciada em pedagogia pela PUC/RS. Integra a equipe técnica-administrativa da Pró-reitoria de Identidade Institucional coordenando o Observatório Juventudes PUC/RS-Rede Marista.
Dr. Achilles Gonçalves Coelho Júnior
Doutor em Psicologia pela USP/Ribeirão Preto com tese intitulada “Autenticidade e corporeidade na obra de Edith Stein”; Especialização em Logoterapia e Análise Existencial Frankliana; Bacharel em psicologia pela UFMG; Atua como professor em cursos de pós-graduação latu sensu, bem como realiza atendimentos clínicos em consultório particular.
c. Comitê científico
- Dra. Clio Tricarico, Unifesp;
- Dra. Suzana Filizola Brasiliense Carneiro, PUC/SP;
- Dra. Lara Emanuele da Luz Battisti, São Luiz;
- Dr. Paulo Becher Júnior, São Luiz.
d. Inscrição
- O (A) participante poderá participar em alguma das duas modalidades indicadas:
- Participante com socialização científica (Prazo para inscrição: até 25 de setembro de 2023).
- Participante sem socialização científica (Prazo para inscrição: até 30 de setembro de 2023);
e. Socialização científica
- As duas modalidades de socialização científica são “Comunicação oral” e “Banner”;
- Serão aceitas socializações que tratem dos seguintes temas:
- Temas sobre o pensamento de Edith Stein;
- Temas sobre filosofia em geral;
- Temas sobre educação em geral;
- Temas sobre psicologia em geral.
- As socializações podem acontecer em equipes ou grupos com mais participantes. Neste caso, cada participante fará sua inscrição geral no simpósio “sem socialização” e apenas um membro “com socialização”;
- No e-mail de confirmação da inscrição, a equipe organizadora do evento solicitará o envio por e-mail daqueles eu optarem por participarem com socialização científica:
- O resumo com 400 palavras e até cinco palavras chaves;
- Indicar se a socialização é na forma de “Comunicação oral” e “Banner”;
- Indicar se a comunicação é em nível de graduação ou pós-graduação;
- Breve descrição pessoal e o link do Lattes, se houver (no caso de equipe, de todos os participantes).
- No e-mail de confirmação da inscrição, a equipe organizadora do evento encaminhará orientações específicas sobre metodologia, dimensões, local para os que optarem por “Banner” e tempo da comunicação, local para os que optarem por “Comunicação oral”;
- No dia 30 de setembro de 2023, depois das 18h, será divulgado a lista de “Comunicação oral e Banner aprovados”.
Informações ou dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail eventos@saoluiz.edu.br