26/10/2020

XXXII JORNADA DE FILOSOFIA E TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS e XII ENCONTRO DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNESP

Os trabalhos deverão ser encaminhados através do site http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=11838, seguindo as orientações do sistema.

 

Desde sua primeira edição, em 1975, a “Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas”, atualmente promovida pelo Departamento de Filosofia da UNESP e pelo programa de pós-graduação em filosofia da Unesp, tem reunido pesquisadores para debater temas e questões filosóficas. Já o “Encontro de pesquisa na pós-graduação em filosofia da Unesp” cuja primeira edição no ano de 2000, idealizado e realizado pelos discentes do programa à época para discutir as pesquisas dos pós-graduandos nas mais diversas áreas da filosofia. Este ano, por conta da pandemia, entendemos ser pertinente juntar estes dois eventos, reunindo apresentações de trabalhos de discentes de graduação e pós-graduação, com a presença de profissionais convidados renomados em uma só temática principal: “Fake News, emoções e ação em tempos de pandemia”.

Além da natureza acadêmico-filosófica do evento, destacamos, nesta edição, a ser realizada entre 26 e 30 de outubro de 2020 o seu caráter filosófico-interdisciplinar. O evento conta com conferencistas da área de filosofia, mas também de pesquisadores de áreas como a psicologia, jornalismo, direito, neurociências. Através de suas conferências, seções de pôsteres e de comunicações, workshops e apresentações culturais, o evento propiciará oportunidade para reflexão referente a questões relacionadas às conexões entre notícias falsificadas, emoção e ação, considerando o momento difícil em que passamos. Como resultado da discussão, buscamos contribuir para o seu melhor entendimento e das suas possíveis interações. Também almejamos conscientizar para uma convivência ética do ser humano com outros seres cognitivos e emotivos, fortalecendo hábitos que propiciem a formação de cidadãos conscientes de si, de seu papel frente ao meio, capazes de respeitar as diversidades e perceber a sua integração com a natureza.

Vivemos tempos difíceis. A pandemia pela qual atravessamos trouxe novos desafios sociais e individuais. Situações como a do isolamento social exigem mudanças de hábitos, fazem emergir emoções e direcionam a ação. A tecnologia pode servir como um apoio positivo, possibilitando, por exemplo, a comunicação a distância entre pessoas. Ela também possibilita desvios, provocados, por exemplo, pela disseminação de notícias falsificadas. Com frequência, tais notícias possuem forte apelo emocional e são capazes de influenciar nossas ações.

Neste evento procuramos debater, discutir e propor soluções para questões em torno das relações entre notícias falsificadas, emoções e ação em tempos de pandemia. Em particular, procuramos tratar destes elementos, não necessariamente todos eles, fazendo uma conexão com este momento difícil pelo qual atravessamos.

 

Dia 26/10/2020 (Segunda-feira) – Período matutino

 

08h30 - 08h55

Abertura oficial

Diretor da FFC

Coordenador do curso de filosofia da UNESP

Chefe Departamento de Filosofia da UNESP

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP

Coordenador geral do Evento

Endereço da sala virtual: Googel meet

 

09h00 -10h10

Conferências plenárias

Fake News and the Economy of Emotions: Problems, Causes, Solutions

Vian Bakir – Bangor University (Inglaterra)

Andrew McStay – Bangor University (Inglaterra)

 

10h15 – 12h15

Seções de comunicações

 

Dia 27/10/2020 (Terça-feira) – Período noturno

18h30 -19h55

Conferências plenárias:

Emoções e ação em tempos de pandemia

Maria Borges (UFSC)

Informação, crenças e ação

Tiegue Vieira Rodrigues (UFSM)

 

20h– 21h30

Seções de comunicações

 

21h30– 22h15

Seção de pôsteres

 

Dia 28/10/2020 (Quarta-feira) – Período matutino

08h30 -9h55

Conferências plenárias:

The discourse of fake news

Francesco Mangiapane – Università degli Studi di Palermo (Itália)

Fake News: para além da desinformação

Felipe de Matos Müller (PUC/RS)

 

10h– 11h30

Seções de comunicações

 

11h30– 12h15

Seção de pôsteres

Dia 29/10/20120 (Quinta-feira) – Período noturno

 

18h30 -19h55

Conferências plenárias (mesa redonda):

Fake News, emoções e ação: aspectos éticos e políticos

Maria Eunice Quilici Gonzales (UNESP)

Mariana Claudia Broens (UNESP)

Hélio Alexandre da Silva (UNESP)

 

20h– 21h30

Seções de comunicações

 

21h30– 22h15

Seção de pôsteres

 

Dia 30/10/2020 (Sexta-feira) – Período matutino

08h30 -9h55

Conferências plenárias:

Is Fake News a Slur?

Étienne Brown – San Jose State University (EUA)

Bolhas epistêmicas, 'fake news' e ciência alternativa

Walter Alexandre Carnielli (UNICAMP)

 

10h– 11h30

Seções de comunicações

 

11h30 – 12h

Encerramento