14/12/2026

XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia (ENEFIL 2026)

Universidade Federal de Sergipe

A Federação Nacional de Estudantes de Filosofia (FENEFIL) realizará com o tema “Filosofia e Interdisciplinaridade”, entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2026, o XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia (ENEFIL), em Sergipe. 

Sergipe conta com aeroporto internacional, localizado em Aracaju, com voos regulares para diversos destinos no Brasil. O estado reúne diferentes atrativos turísticos e culturais, com destaque para seu patrimônio histórico, manifestações populares, gastronomia e paisagens naturais.

A capital, Aracaju, caracteriza-se por sua infraestrutura urbana, oferta cultural diversificada e facilidade de deslocamento, enquanto a cidade de São Cristóvão, uma das mais antigas do país, destaca-se por seu importante conjunto histórico, arquitetônico e cultural, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O XXXVII ENEFIL deverá ocorrer em uma dessas cidades, São Cristóvão ou Aracaju, a serem confirmadas pela organização, considerando as condições de infraestrutura, acolhimento e integração entre a comunidade acadêmica e a realidade cultural sergipana.

Desde a realização do primeiro ENEFIL em 1984. Os encontros organizados pelo movimento estudantil de Filosofia consolidaram-se como os principais espaços nacionais de articulação política, formação acadêmica e integração cultural entre estudantes em todo o país.

Ao longo de mais de três décadas de existência, o ENEFIL firmou-se como um evento de referência no campo da Filosofia, que promove intercâmbio entre estudantes de diferentes regiões do Brasil. Com a contribuição fundamental dos Centros Acadêmicos, entidades estudantis, coletivos locais e comissões organizadoras, o ENEFIL constitui um ambiente de debate filosófico, nos quais se articulam diferentes correntes teóricas, perspectivas críticas e temas emergentes, sempre em diálogo com os desafios políticos, educacionais e sociais do país.

O XXXVII ENEFIL aprofunda essa trajetória histórica e reafirma o objetivo do encontro para o diálogo, a diversidade e a inclusão, ampliando sua programação acadêmica, cultural e política.

 

Alojamento e Alimentação

 

A hospedagem será coletiva, seguindo o modelo tradicional dos encontros nacionais do movimento estudantil. O alojamento ocorrerá, preferencialmente, em espaços institucionais, como salas de aula da Universidade Federal de Sergipe ou de escolas públicas parceiras, a depender da definição final da cidade-sede (Aracaju ou São Cristóvão). Trata-se de um formato coletivo, semelhante a um acampamento interno, no qual cada participante será responsável por seus próprios itens pessoais. Por isso, recomendamos que todas e todos tragam: Colchonete, isolante térmico ou barraca (caso desejem maior conforto); Travesseiro e roupas de cama leves; Itens de higiene pessoal; Toalha e objetos de uso individual. A organização garantirá o espaço físico para pernoite, mas não fornecerá itens individuais de acomodação. No que diz respeito à alimentação, a comissão organizadora está em diálogo com a Universidade Federal de Sergipe para viabilizar o uso do restaurante universitário durante o evento. Caso isso não seja possível para todos os dias ou para a totalidade dos participantes, será organizada uma alternativa por meio da contratação de empresa de alimentação ou outras soluções coletivas.

 

Inscreva-se: https://www.even3.com.br/xxxvii-enefil-694336/ 

Link: https://www.even3.com.br/xxxvii-enefil-694336/