19/09/2019

NOVAS TECNOLOGIAS E DILEMAS MORAIS

Novas Tecnologias e Dilemas Morais JPEG

Título: NOVAS TECNOLOGIAS E DILEMAS MORAIS
ISBN: 978-85-918597-1-9
Site: https://www.amazon.com.br/dp/B07XXFP2RF

 

Descrição:

O desenvolvimento tecnológico recente vem ocorrendo num ritmo tão intenso, e as consequências para a sociedade são tão complexas, que é difícil avaliar todas as implicações envolvidas. Este livro analisa três tecnologias que transformarão nossas vidas nos próximos anos: a  inteligência artificial, a biotecnologia, e o aprimoramento humano.

Muitas reportagens publicadas nos jornais agora são escritas por robôs, mas o leitor nem se dá conta disso. Sofisticados algoritmos já são utilizados para gerar textos acadêmicos, úteis para pesquisadores e estudantes, mas que permitem também novos tipos de fraude que vão muito além do plágio. CRISPR (uma ferramenta para engenharia genética) oferece a possibilidade de cura para vários tipos de doenças, mas representa também uma ameaça para a saúde das futuras gerações. Uma nova técnica de reprodução assistida, conhecida como “in vitro gametogenesis”, pode permitir, nas próximas décadas, que homens produzam óvulos e mulheres produzam espermatozoides, contribuindo para uma transformação radical de ideias como maternidade, paternidade e família.

Mas como nos orientarmos nesse labirinto de novidades tecnológicas e desafios morais? Este livro explora, de modo claro e acessível, a literatura científica recente sobre esses temas. A ideia é permitir que leitores e leitoras compreendam os dilemas morais que novas tecnologias representam e tirem suas próprias conclusões sobre as questões abordadas.

Marcelo de Araujo doutorou-se em Filosofia na Alemanha, em 2002. É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq na área de Ética.