27/08/2021

A ética de Max Scheler e a essência do cuidar do outro

Canal do YouTube da Editora Ideias e Letras

Título do Livro

A ética de Max Scheler e a essência do cuidar do outro

Editora

Ideias e Letras

Autores

Alan Dionízio Carneiro

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Filosofia pelo PPDIFIL/ UFPB, UFRN e UFPE. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, atuando nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa; Ética e Legislação em Enfermagem; Sociologia e Antropologia da Saúde e Educação em Saúde. Líder do Grupo de Estudos Sapere aude - Filosofia do cuidar, Enfermagem forense e humanização da assistência de enfermagem. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Bioética e Cuidados Paliativos da Paraíba.

Marconi José Pimentel Pequeno

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Filosofia pela Université de Strasbourg I, França . Pós-Doutorado em Filosofia pelo Centre de Recherche en Éthique da Université de Montréal, Canadá (2007), onde lecionou disciplinas durante dois períodos letivos. Professor Associado IV na Universidade Federal da Paraíba. Docente de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia e em Direitos Humanos. Membro do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções – UFPB. Membro do Grupo de Estudos Cidadania e Direitos Humanos – UFPB.

Sinopse

O livro ressalta a atualidade e o dinamismo do pensamento de Max Scheler, e que pode contribuir para inúmeros estudos em antropologia, filosofia, sociologia, psicologia, ciências da saúde, dentre outras áreas que se ocupam da condição e da conduta dos seres humanos e de como estes podem se tornar sujeitos do cuidar ou agentes de uma ética do cuidado. Este trabalho tem um caráter de ineditismo no cenário acadêmico- intelectual brasileiro não apenas pela originalidade da temática, mas, sobretudo, pelas estratégias teóricas de abordagem da filosofia de Max Scheler, ideias que influenciaram filósofos da magnitude de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Edith Stein, Hans-Georg Gadamer, José Ortega y Gasset, Emmanuel Mounier, Jean-Paul Sartre, Nicolai Hartmann, Dietrich Hildebrand, Karol Wojtyla, Miguel Reale, Henrique Cláudio de Lima Vaz, entre outros.

"Esta obra se propõe a ser, em primeiro sentido, uma introdução às ideias de Scheler, compreendendo como de modo sistemático elas progridem em sua reflexão filosófica sobre o que é o homem, pensamento este que o fez ir da ética a uma fenomenologia das emoções e do amor e desta, a uma antorpologia da pessoa. Noutro sentido, ao refletir acerca das implicações do pensamento de Scheler sobre a essência do cuidar do outro e de si mesmo, os autores do presente livro apresentam os fundamentos teóricos necessários à constituição de uma ética do cuidar. O cuidar, mais do que uma ação terapêutica, consiste numa atitude ontológica, moral e estética, mediante a qual cada pessoa pode crescer espiritual e moralmente cultivando suas emoções, exercitando sua inteligência e aperfeiçoando sua capacidade de atribuir sentido ao mundo.

O livro torna-se, assim, um convite ao leitor para dialogar com as ideias de Scheler, evidenciar a atualidade delas e suas possíveis contribuições a estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento como filosofia, antropologia, sociologia, psicologia, ciências da saúde e interessados nas relações éticas de cuidado do outro." (Trecho extraído da contracapa do livro).

 

Link para aquisição da Obra:

https://www.editoraideiaseletras.com.br/catalogo/lancamentos/a-etica-de-max-scheler

Links de Lançamentos do Livro:

1. A Ética de Max Scheler - Lançamento de livro no Departamento de Filosofia da UFPB - https://youtu.be/Qw4p0mAl6qA

2. Diálogos Contemporâneos Ideias e Letras| A ética do cuidar em tempos de pandemia - https://youtu.be/-8yjON2sGQA

 

Link: https://www.editoraideiaseletras.com.br/catalogo/lancamentos/a-etica-de-max-scheler