16/09/2020

A significação do ceticismo filosófico, de Barry Stroud

Lançamos agora, neste ano tão incerto de 2020, A significação do ceticismo filosófico, de Barry Stroud, que já é um clássico da filosofia contemporânea. Nele, o filósofo leva o ceticismo a sério, entendendo o seu desafio como o grande obstáculo a ser superado pela filosofia.

Stroud examina várias respostas que foram dadas a esse desafio, mostrando que nenhuma é satisfatória e defendendo a correção condicional do ceticismo. Seu propósito, contudo, reside em iluminar nossa condição humana e nossas práticas epistêmicas, sem recorrer a uma teoria filosófica, mas pelo exame minucioso da própria pergunta levantada pelo cético.

O livro contém uma breve introdução e um extenso Guia de Estudos elaborados por Plínio Smith, com o intuito de ajudar o leitor a seguir a complexa argumentação, além de questões de entendimento dos capítulos elaboradas por Oswaldo Porchat.

Celebramos esta obra indispensável para estudantes ou pesquisadores na área, bem como para leitores em geral interessados no tema, enviando o livro com frete grátis para todo o território nacional. Para aquisições e informações de pagamento, escreva para secretaria@scientiaestudia.org.br.

O AUTOR:
Barry Stroud (1935-2019), um dos mais influentes filósofos dos últimos 50 anos, foi professor na Universidade da Califórnia, Berkeley, de 1963 a 2016. Seu principal interesse reside nas questões epistemológicas, ligadas ao nosso conhecimento do mundo exterior, e nas questões metafísicas, como a realidade das cores, o estatuto das necessidades modais e causais e a objetividade dos valores morais. Suas reflexões com frequência se baseavam no estudo de um filósofo, seja clássico (Descartes, Hume e Kant) ou contemporâneo (Moore, Wittgenstein e Carnap). Nesse sentido, sua obra está enraizada na tradição filosófica. Stroud também discutiu vários importantes filósofos analíticos da atualidade, entre eles Davidson, Fogelin, McDowell, Quine e Strawson, oferecendo, dessa forma, uma visão ampla e crítica da própria filosofia analítica.

Conheça nossa lista completa de títulos em www.scientiaestudia.org.br. Fique por dentro!
https://www.facebook.com/RevistaScientiaeStudia
https://twitter.com/scientiaestudia