08/12/2020

Coletânea crítica é lançada com 25 textos sobre filosofia da tecnologia

Antologia Filosofia da Tecnologia. Seus autores e seus problemas, resultado da iniciativa do GT de Filosofia da Tecnologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), apresenta ao leitor a rica diversidade de perspectivas filosóficas acerca do tema da técnica e tecnologia. A obra se debruça tanto na pluralidade de reflexões dos 25 autores nela apresentados, como também na ampla perspectiva de análise dos 28 intérpretes. Cada capítulo vem acompanhado de uma bibliografia não exaustiva, mas suficiente para o aprofundamento crítico e reflexivo no tema.

Ainda estamos empacotando e despachando as últimas remessas, com uma sensação boa de que o interesse pelo tema da filosofia, história e sociologia da ciência e da tecnologia no Brasil é crescente e cada vez mais forte. Os pedidos vieram de longe e de perto, da cidade e do interior, e vieram aos montes. Estamos surpresos, felizes, e gostaríamos de compartilhar nossa satisfação com vocês.

O resultado, quando tomamos o livro como um todo, é um amplo mosaico de conceitos e ideias, cuja amplitude favorece a manifestação das distintas posições e perspectivas intelectuais dos autores tratados ou dos analistas. Os capítulos podem ser lidos de forma independente, levando o leitor diretamente ao autor pelo qual se interessa ou do qual gostaria de ter mais informação, como se cada capítulo fosse um verbete de uma enciclopédia ou dicionário.

Celebrado no meio intelectual e acadêmico, o livro ajuda a esclarecer o extraordinário poder de controle e de transformação da tecnologia, colocando no centro da questão não só a própria concepção antropológica de humanidade, mas também e fundamentalmente os resultados da existência humana em um planeta amplamente artificializado.

***

Jelson Oliveira (Org.). Filosofia da Tecnologia. Seus autores e seus problemas. 336 págs.
Os autores tratados: Günther Anders; Juan David García Bacca; Albert Borgmann; Mario Bunge; Georges Canguilhem; Gilles Deleuze; Jacques Ellul; Andrew Feenberg; Michel Foucault; Arnold Gehlen; Jürgen Habermas; Donna Haraway; Martin Heidegger; Gilbert Hottois; Don Ihde; Hans Jonas; Ernst Kapp; Peter Kroes; André Leroi-Gouhran; José Ortega Gasset; Emanuele Severino; Gilbert Simondon; Peter Sloterdijk; Oswald Spengler; Álvaro Vieira Pinto.

 

Preço R$ 75,00. Frete gratuito para todo o território nacional.
Aquisições pelo e-mail secretaria@scientiaestudia.org.br

 

www.scientiaestudia.org.br
https://www.facebook.com/RevistaScientiaeStudia
https://twitter.com/scientiaestudia