04/05/2021

Cultura Pop e Filosofia: quadrinhos, cinema, animações, internet e afins

A obra Cultura Pop e Filosofia: quadrinhos, cinema, animações, internet e afins, privilegia temas pertinentes ao universo nerd e geek a partir da perspectiva filosófica. Os tópicos abordados estão divididos em três partes: 1) Quadrinhos, graphic novels e webcomics; 2) Filmes, seriados e documentários; e 3) Animações, internet, memes e afins.

As discussões são baseadas em filósofos como: Rorty, Foucault, Deleuze e Guattari, Benjamin, Gadamer, Nietzsche, Cabrera, Marco Aurélio, Han, Lévy, Lipovetsky e Serroy, dentre outros. A proposta do livro, organizado pelo professor Heraldo Aparecido Silva (UFPI), não consiste em oferecer análises densas e originais sobre os referidos temas, mas incentivar a disseminação de novas vertentes de divulgação filosófica no cenário multicultural híbrido e pluralista surgido entre o final do século XX e o início do século XXI.

Em outros termos, a obra contribui para redescrever as fronteiras e o escopo temático da filosofia, expandindo o alcance de suas contribuições para um campo de estudos e pesquisas, ainda indefinido e em constante transformação, que abarca discussões em torno de elementos multifacetários, visto que dialogam com áreas como: estética, comunicação, literatura, multimídia, internet e filosofia da arte.

Edição Digital disponível gratuitamente no site da Editora Marca de Fantasia 

https://www.marcadefantasia.com/livros/veredas/culturapopefilosofia/culturapopefilosofia.html

Link: https://www.marcadefantasia.com/livros/veredas/culturapopefilosofia/culturapopefilosofia.pdf