06/02/2019

F. A. Trendelerburg - A questão lógica no sistema de Hegel - Dois panfletos

Hegel

 

Friedrich Adolf Trendelenburg (1802-1872) em geral está ausente nos livros de história da filosofia e seu estudo no Brasil ainda é incipiente. Os dois artigos deste livro enfatizam um aspecto fundamental de sua obra: a crítica do método dialético do filósofo G. W. F. Hegel (1770-1831), que marcou todo o pensamento dialético posterior. Chamada por Trendelenburg de "questão lógica", apresenta uma nova perspectiva de análise do sistema de Hegel, demonstrando que seus maiores impasses estão na Lógica.

Em razão do prestígio do sistema de Hegel e da lealdade de seus discípulos, a discussão da questão lógica era superficial ou simplesmente deturpada graças a interpretações grosseiras do assunto. Foi nesse momento que o professor berlinense resolveu publicar os dois artigos, visando responder a seus críticos e relatar a situação de momento da discussão a respeito da questão lógica - caráter elucidativo acerca da crítica da dialética hegeliana e viés panfletário em relação a seus detratores.

Luiz Gustavo Onisto de FREITAS
mestre em filosofia pela PUC/SP e doutorando na UFMG, é professor adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Suas pesquisas tratam das transformações do pensamento dialético ao longo da história da filosofia.

https://www.loyola.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=34941

https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/filosofia/f-a-trendelerburg-a-questao-logica-no-sistema-de-hegel-2111895038