11/03/2021

Genealogia do Estado e do direito em Nietzsche

Acaba de ser lançado o livro Genealogia do Estado e do direito em Nietzsche, do professor Felipe Xavier.

Sinopse

"o presente trabalho, além de estar em consonância com essa retomada pelo interesse acerca da política em Nietzsche, mostra-se inovador, visto que apresenta uma faceta do pensamento nietzschiano muito pouco explorada, qual seja: as reflexões acerca do direito. Essa originalidade de Genealogia do estado e do direito em Nietzsche não se restringe, contudo, à mera escolha temática, mas diz respeito às teses – e, digamos, descobertas – deste livro. Se, no primeiro capítulo, o autor esclarece de maneira rigorosa a noção nietzschiana de genealogia, nos dois capítulos posteriores, ele desenvolve uma argumentação baseada na análise criteriosa dos escritos nietzschianos e nos evidencia que, de fato, Nietzsche também deve ser entendido como pensador político e, também, como filósofo do direito. Ora, ao propor que há uma filosofia do direito em Nietzsche, Felipe Xavier não apenas apresenta um dado novo e relevante à “pesquisa Nietzsche”, mas sugere – de forma convincente – que o filósofo alemão pode ser inserido na seara das reflexões que dizem respeito às fundamentações jurídicas! Enfim, Genealogia do estado e do direito em Nietzsche consiste num trabalho incontornável para todo estudioso da filosofia nietzschiana que deseje compreender o pensamento Nietzsche em suas nuances, mas também se mostra como muito relevante para ampliar o horizonte teórico da própria Filosofia do Direito."

Prof. Dr. João Evangelista Tude de Melo Neto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-754-2
ISBN DIGITAL:978-65-5868-753-5
DOI: 10.24824/978655868754.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Ele pode ser adquirido nos sites da Editora CRV, da Amazon e da Livraria da Travessa

Em Genealogia do Estado e do direito em Nietzsche, Felipe Xavier propõe que uma teoria do Estado e filosofia do direito heterodoxas podem ser extraídas dos textos nietzschianos. 

Ao das semanas seguintes, no Instagram do autor (@lfelipexavier) serão divulgadas lives de lançamento do livro.

LUIZ FELIPE XAVIER GONÇALVES
Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (PPGF-Unifesp), sob orientação do Prof. Dr. Ivo da Silva Junior. É mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGFIL/UFPE), especialista em Ensino da Filosofia pelo Contemporâneo – Centro de Ensino e Pesquisa e possui MBA em Gestão Escolar pela USP/Esalq. É bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e licenciado pelo Centro Universitário Claretiano. Leciona as disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Básico e de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito no Ensino Superior. Atualmente é aluno do bacharelado em Direito da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE). Integra o GEN-Recife (Grupo de Estudos Nietzsche) e o CENBRA-UNIFESP (Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil).

Link: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35625-genealogia-do-estado-e-do-direito-em-nietzsche