07/10/2020

Introduções à filosofia e sociologia da ciência

O desenvolvimento moderno da filosofia da ciência (1890-2000) - R$ 56,00

Sinopse: A filosofia da ciência como disciplina acadêmica existe há pouco mais de um século. Neste livro, Carlos Ulises Moulines reconstrói seu desenvolvimento histórico geral ao distinguir cinco fases: a fase germinal da disciplina, entre o final do século xix e o início do século xx; a fase de sua eclosão, com o Círculo de Viena e as correntes relacionadas, no período entre guerras; sua fase “clássica”, após a Segunda Guerra Mundial; a fase “historicista”, das décadas de 1960-1970 e a fase “modelista”, característica das últimas décadas do século xx e que perdura até hoje. Os aspectos mais importantes de cada fase e o impacto que tiveram no desenvolvimento geral da disciplina são analisados com cuidado. Trata-se de um livro que pode ser usado como uma introdução histórica e também como uma apresentação sistemática à disciplina.

Controvérsias sobre a ciência - R$ 48,00

Sinopse: Neste livro, Terry Shinn e Pascal Ragouet, apresentam o pano de fundo das intensas e ásperas controvérsias sociológicas atuais acerca da definição da ciência, de sua organização e dos vínculos que a unem à sociedade global; controvérsias cujas raízes se estendem até a década de 1970 na cisão entre as duas culturas, e que continuam com os desdobramentos dos anos 1990 na chamada “guerra das ciências”. O pano de fundo está constituído por duas grandes correntes sociológicas que se confrontaram no curso do século xx. A primeira, elaborada na década de 1950, considera a ciência como autônoma, fundada sobre um modo de conhecimento diferente dos outros: ela explica sua organização interna, a formação de suas normas e de seus critérios de excelência, mas recusa-se a analisar o conteúdo da ciência. A segunda, que apareceu ao final dos anos 1970, toma como objeto o próprio ato de produção científica, desvela a ciência no processo de ser feita, negando-lhe toda especificidade: a ciência não se diferencia das outras atividades socialmente constituídas. Os autores propõem uma terceira perspectiva, chamada transversalista, que vê na proliferação das especialidades a produção de autonomias relativas, que os praticantes atravessam para colaborar e competir na produção da ciência e da tecnologia: fronteiras, arenas intersticiais e circulação são as marcas desse regime de produção e difusão de conhecimento.


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