20/08/2021

Juan Carlos Scannone: uma aproximação filosófico-teológica sobre o pensamento latino americano

Canal da FAJE no YouTube

Convidamos a todos para o lançamento do livro Juan Carlos Scannone: uma aproximação filosófico-teológica sobre o pensamento latino americano, que acontecerá durante o XIV Colóquio Vazeano - "A realização: a pessoa entre o tempo e a eternidade", Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), nos dias 18 a 20 de agosto de 2021.

Às vésperas do natal de 2018, Padre Juan Carlos Scannone, filósofo e teólogo argentino, nos enviava, por e-mail, respostas muito breves e precisas sobre algumas perguntas que lhe fizemos, em forma de entrevista, intitulada “Sabiduría popular, religión y lenguaje”, para a Revista de Filosofia Inconfidência da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais. Um ano mais tarde, neste mesmo período, fomos surpreendidos com a notícia de sua morte. A entrevista ainda não tinha sido publicada. E, então, a recolhemos no nosso arquivo como uma herança, um presente que Padre Scannone nos deixava. A ideia do surgimento deste presente livro em comum acordo com outros colegas, tem origem nesta entrevista. São vários artigos que agora se colocam ao redor da entrevista, deixada de lado só por algum tempo. O tempo necessáro para a acolhida de um evento. Tempo de silêncio. Tempo da semente na terra. Tempo para reaprender a ver Scannone. Os autores aqui reunidos, em sua maioria, o conheceram e estiveram muito próximos dele, e agora, de novo se aproximam, de outro modo: como um corpo vivente que encontra uma memória vivente.

Organizadores do livro: Edvaldo Antonio de Melo (FDLM); Cristiane Pieterzack (Domus ASF); Dulcelene Ceccato (Rede Salvatoriana de Educação).

Porto Alegre, RS: Editora Fi / Argentina: Poliedro Editorial de la Universidad de San Isidro.

O lançamento contará também com a participação do Prof. Enrique Del Percio (Universidad San Isidro - Argentina/ Coordenador do Centro de Pesquisa Scannone).

O livro está disponível gratuitamente para download em https://www.editorafi.org/scannone e pode também ser encomendado de modo impresso.

Link: https://www.youtube.com/channel/UCshHq-mHW3-nwUmJ8TrILpw