11/11/2020

LANÇAMENTO DO LIVRO "TRANSUMANISMO: O QUE É, QUEM VAMOS SER"

Facebook e Instagram

LIVRO ANALISA AS PROMESSAS DO TRANSUMANISMO

Será lançado no próximo dia 11 de novembro, às 19h, o livro “Transumanismo: o que é, quem vamos ser”, organizado pelos professores Jelson Oliveira (PUCPR) e Wendell E. S. Lopes (UFMT). A obra, que saiu com apoio da CAPES, pelo selo EDUCS Pesquisa (Editora da Universidade de Caxias do Sul), em parceria com o Centro Hans Jonas Brasil, é o sexto volume a ser publicado na coleção Filosofia Contemporânea, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. A obra conta com prefácio da eminente professora da Universidade de Nova Iorque, Francesca Ferrando, com longa produção ligada à temática do pós e do transumanismo.

Segundo os organizadores, o objetivo do livro é trazer ao público brasileiro um material que seja profundo filosoficamente falando, mas de amplo acesso, para que as promessas do transumanismo sejam conhecidas e seus possíveis riscos avaliados. Nesse sentido, o livro traz diferentes abordagens, tanto daqueles que tendem a ser mais favoráveis ao movimento quanto dos seus críticos. Além de uma longa introdução sobre a temática, o livro conta com dez artigos de pesquisadores/as de renome, como Peter Sloterdijk, Markus Gabriel e Michael Hauskeller, além de Andres Vaccari, Luc Valera, Lewis Coyne, Murilo Mariano Vilaça, Murilo Karasinski, Cecília de Sousa Neves, Jelson Oliveira e Wendell Lopes.

O que é transumanismo

O transumanismo é um movimento que promete melhorar o ser humano a partir do uso da tecnologia, em vista do controle total da natureza. O que antes era apenas ficção científica, já é realidade em muitos laboratórios ao redor do mundo. As promessas incluem a edição genética, a conexão entre humanos e máquinas, a criação de superinteligências, o controle dos comportamentos, procedimentos estéticos de todo tipo, técnicas de prolongamento da vida, de retardamento e até mesmo de cura da morte. Essas e muitas outras promessas são discutidas no livro a partir daquela que é, desde Kant, a pergunta central da filosofia: o que é o ser humano, o que vamos ser, que futuro nos está reservado. Francis Fukuyama afirmou que o transumanismo é a ideia mais perigosa do mundo. Esse livro discute a veracidade dessa afirmação. 

 

Simpósio internacional

            O livro é parte do projeto de pesquisa sobre o transumanismo levado a cabo pelos seus organizadores e autores, que também realizam nos dias 12 e 13 de novembro o I Simpósio Internacional sobre Transumanismo. O evento pretende discutir o transumanismo a partir de suas concepções e consequências ontológicas, éticas e políticas. No evento, importantes especialistas analisarão as ideias polêmicas, as promessas utópicas e os desafios despertados por essa corrente de pensamento.

Live de lançamento do livro: 11.11.20, 19h – Facebook e Instagram @jelsonoliveira

Inscrições gratuitas para o evento: www.even3.com.br/transumanismo