20/08/2021

O que torna uma vida realizada: homenagem aos 100 anos de Henrique Cláudio de Lima Vaz

Canal da FAJE no YouTube

Convidamos a todos para o lançamento do livro O que torna uma vida realizada: homenagem aos 100 anos de Henrique Cláudio de Lima Vaz, que acontecerá durante o XIV Colóquio Vazeano - "A realização: a pessoa entre o tempo e a eternidade", (https://www.sympla.com.br/xiv-coloquio-vaziano---a-realizacao-a-pessoa-entre-o-tempo-e-a-eternidade__1200010), Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), nos dias 18 a 20 de agosto de 2021.

Em vinte e quatro de agosto de 1921, nascia Henrique Cláudio de Lima Vaz. Próximo do centenário de seu nascimento, este livro tem por objetivo fazer memória e render homenagem a um dos mais importantes filósofos: jesuíta, brasileiro do século XX. Para ele, a filosofia não poderia ser compreendida apenas como mero exercício intelectual, mas deveria sim ser assumida como exigente modo de vida, que confere a quem o exerce grande responsabilidade social. Intelectual cristão, Lima Vaz desenvolve uma filosofia em sintonia com o humanismo personalista cristão. Autor de importantes obras filosóficas e de inúmeros artigos, inspirou grande número de pensadores brasileiros. Os seus textos constituem um importante legado que precisa ser ainda investigado e explorado para revelar de modo pleno todo o vigor e riqueza. A obra sistemática, considerada como obra de maturidade, se estrutura a partir de três grandes temas que estão intimamente articulados: a antropologia, a ética e a reflexão sobre o Absoluto. Ao partir de uma investigação a respeito de quem é o ser humano, a proposta sistemática lima vazeana o afirma como pessoa. Contudo, a natureza ontológica do ser humano precisa ser realizada, existencialmente, através de atos pessoais. O discurso antropológico cede, então, lugar para o discurso ético-político. 

Organizadores do livro: Cláudia Maria Rocha de Oliveira (FAJE) e Marcelo Antônio Rocha (ESDHC) - Editora Fi, Porto Alegre, RS. 

O livro está disponível gratuitamente para download em https://www.editorafi.org/062vida e pode também ser encomendado de modo impresso.