12/11/2020

Oficina de Filosofia III: Para entender a política: Democracia, Liberdade, Igualdade e o maior movimento identitário de todos os tempos

Você é "de direita" ou "de esquerda"? Democrata ou autoritário? Por que se diz contrário ou favorável aos chamados movimentos identitários?

Os desafios de uma espécie "espinhosa" e extremamente dependente para organizar sua problemática convivência. É esse o desafio fundamental da "política" desde as primeiras Revoluções da humanidade: a "Revolução Imaginativa", que dá aos humanos a incrível capacidade de falar sobre coisas que não existem, e a "Revolução Agrícola", da qual herdamos noções ainda hoje importantes como "propriedade", "lar" e "família", mas também uma brutal desigualdade material. Passando pela invenção da "Democracia" na Grécia Antiga; a aventura da seita judaica que dominou meio mundo; o surgimento do capitalismo e a chegada de um novo Deus – o dinheiro! –; e as disputas entre o partido da Liberdade e o partido da Igualdade – mais conhecidos como "direita" e "esquerda" –, com seu fascinante estilo narrativo, o doutor em Filosofia Diogo Bogéa nos conduz através das grandes questões políticas que unem e dividem a humanidade. Por fim, nos mostra a força do maior movimento identitário de todos os tempos e apresenta alguns dos movimentos sociais contemporâneos que contestam seu domínio.

*Oficina de Filosofia III: "Para entender a política: Democracia, Liberdade, Igualdade e o maior movimento identitário de todos os tempos" é o terceiro e-book da coleção Oficina de Filosofia, projeto de divulgação filosófica coordenado pelo professor Dr. Diogo Bogéa.

**Diogo Bogéa é Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor de Filosofia e Psicanálise na Faculdade de Educação da UERJ.

O link para a compra do livro é o seguinte: https://amzn.to/3phnu4y  

Link: https://amzn.to/3phnu4y