09/09/2021

Psicologia do Bolsonarismo - Por que tantas pessoas se curvam ao mito?

Foi lançado no dia 07 de Setembro o e-book "Psicologia do Bolsonarismo - Por que tantas pessoas se curvam ao mito?" do Professor de Filosofia e Psicanálise da Faculdade de Educação da UERJ, Diogo Bogéa. É o primeiro lançamento da Editora Oficina de Filosofia. Convidamos todos a conhecer o trabalho:

Sinopse:
O que leva tantas pessoas a se curvarem diante de um “líder” político numa cega devoção e em total idolatria? Essa é uma pergunta que foi feita muitas vezes na história humana. No Brasil contemporâneo, com a chegada ao poder da religião bolsonarista essa se torna mais uma vez uma questão política urgente. Mas também, principalmente, uma questão psicológica do maior interesse. Como explicar a subserviente e satisfeita adoração do “gado do cercadinho” a seu “mito”?

A questão ganha um interesse propriamente psicológico, dado que o “líder” em questão, o “mito”, não apresenta nenhuma das qualidades tradicionalmente reconhecíveis como dignas de alguma idolatria: não é particularmente inteligente, não tem o “dom da palavra”, não é um vitorioso chefe militar, não expõe uma vida exemplar no caminho sacerdotal-religioso, não apresenta grandes projetos – ilusórios que fossem – nem de dominação internacional, nem de desenvolvimento nacional. Como explicar, então, seu tão intenso poder de atração?

Em nome da seita bolsonarista os fiéis atacam amigos e familiares; defendem com a mesma veemência discursos contraditórios; aderem a projetos sociais e econômicos que contrariam seus próprios interesses; dispensam resultados concretos em termos de melhorias econômicas ou estruturais para manter acesa a chama da sua fé; e em tempos de pandemia, entregam-se voluntariamente à morte, sacrificando-se pela palavra do “mito” - entre tratamentos precoces mortíferos e o desprezo completo por qualquer precaução (da máscara à vacina).

Como explicar que seus parentes, amigos e vizinhos que talvez em outros momentos tenham te tratado com a devida cordialidade se voltem agressivamente contra você ao perceber que você não compactua com as ideias do “mito”? Como explicar que pessoas muito bem formadas em nossas universidades – professores, engenheiros, advogados – recusem vacinas, acreditem em versões alternativas delirantes da História do Brasil e do mundo e tomem as fake news mais toscas como as mais puras realidades? Como explicar que médicos rejeitem vacinas e invistam em medicamentos que os próprios laboratórios fabricantes (haveria alguém mais interessado em promovê-los?) já desacreditaram para o tratamento da covid?

São essas as intrigantes questões que o Doutor em Filosofia Diogo Bogéa investiga em seu novo livro. Com base em teorias psicanalíticas de Freud e MD Magno e um vigor nietzschiano, Bogéa, que é professor de Filosofia e Psicanálise da UERJ, faz uma original abordagem do bolsonarismo sob o ponto de vista psicológico.


Sumário

Tudo isso que tá aí…
1. Pedagogia da frustração
2. O mais engenhoso dos artifícios
3. “Um perpétuo e irrequieto desejo de poder”
4. O narcisismo da massa
5. Negação da realidade
6. Fake News
7. “O inimigo”
8. Moralismo
9. Terrivelmente cristão
10. O gado – neo-etologia
11. Uma espécie violenta e tribal
12. Quando acaba a saliva
13. A medida da felicidade não é objetiva
14. Ressentimento
15. Ética da afirmação
16. Genocídio
17. E daí?


Link de compra:https://amzn.to/3kUQ0HE 

Link: https://amzn.to/3kUQ0HE