01/10/2021

Týrannos: contribuições filosóficas para a compreensão do horizonte político contemporâneo

On Line

TÍTULO DA OBRAΤýrannos: contribuições filosóficas para a compreensão do horizonte político contemporâneo

NOME DO ORGANIZADOR: Vicente Thiago Freire Brazil

LINKhttps://drive.google.com/file/d/1OSS5V9n9Pc_AVdCL7bQETFpt34AyqiTJ/view?usp=drivesdk

Os múltiplos dilemas que as sociedades contemporâneas vivem estabeleceram novas modalidades de crises que exigem outras reflexões. Novas abordagens não implicam num abandono ingênuo da tradição em nome da adoção simplória de hipóteses surpreendentemente inéditas. A história do pensamento político tem muito a nos ensinar, assim, partindo da antiguidade clássica, atravessando o medievo e a modernidade, para enfim chegar no contemporâneo, esta obra pretende discutir as várias formas de resistência e sociabilidades possíveis para o novo mundo que se
impõe a nós, de maneira tanto inevitável quanto invariável.

Os sofistas, Platão, Camus, Benjamim, Hegel, Marx, Nietzsche, dentre outros, serão os pensadores com quem as autoras e os autores deste livro dialogarão com a finalidade de apresentar conceitos, hipóteses, chaves-de-leitura e assim introduzir os leitores desta obra ao conhecimento de formas alternativas de trato da politicidade e de enfrentamento aos abusos totalitários, às violências ditatoriais, aos personalismos
de líderes com inclinações tirânicas.

Nunca é demais ressaltar que o simples ativismo político, sem um quadro teórico fundador, pode gerar um contingente inteiro de indivíduos meramente manipulados, instrumentalizados por ideologias ou partidos políticos, ao invés de capacitá-los à cidadania plena.

Capa Túrannos

 


O estado-de-coisas vigente na política atual constituise como um experimento contínuo de validação e teste dos limites institucionais e reais das democracias contemporâneas.

Polarização social, limites da liberdade de expressão, politização e instrumentalização das redes sociais, dentre outras questões, são as temáticas incomuns que povoam a filosofia contemporânea.

Dentre as várias possibilidades de acesso a essas questões, optouse por utilizar-se na presente obra a figura do tirano, a qual desdobra-se no curso da história como várias outras imagens: o déspota antigo, o suserano medieval, o rei absolutista moderno, o ditador militar contemporâneo.

Através da experiência de uma rede de pesquisadoras e pesquisadores com larga vivência acadêmica e profícua produção investigativa, foi realizado o webnário Τýrannos, esforço acadêmico organizado pelo Professor Vicente Brazil da Universidade Estadual do Ceará através do coletivo de projetos de pesquisa e extensão que esse coordena, cujo êxito da atividade materializa-se neste livro que apresenta em cada capítulo parte das discussões sobre os dilemas e desafios da conjuntura políticosocial da nossa época.
 

Link: https://drive.google.com/file/d/1OSS5V9n9Pc_AVdCL7bQETFpt34AyqiTJ/view?usp=drivesdk