15/09/2021

Vozes da metafísica: crítica da linguagem e da negatividade em Giorgio Agamben

Margem da Palavra - Urutau

[Pré-venda]

Título: Vozes da metafísica: crítica da linguagem e da negatividade em Giorgio Agamben
Autor: Roan Costa Cordeiro
Prefácio: Autoria a ser divulgada no lançamento
Gênero(s): Filosofia

Link: https://benfeitoria.com/vozesdametafisica

 

Neste livro, investigamos a constituição de uma profunda e densa experiência de pensamento trilhada pelo filósofo italiano Giorgio Agamben sobre o problema da linguagem. Ao centralizar a análise em obras anteriores ao projeto Homo Sacer (1995-2015), consideramos sua ressonância nos demais planos de sua obra.

No primeiro capítulo, a fórmula do "experimentum linguae" (ambígua experiência/experimento com a língua/linguagem) permite colocar em cena o campo de forças que relaciona o problema da linguagem com o problema da negatividade, presente sobretudo nas obras Homem sem Conteúdo (1970), Estâncias (1977) e Infância e História (1978). No segundo capítulo, voltando-nos à obra A Linguagem e a Morte (1982), exploramos as cisões e articulações entre a voz e a linguagem que se colocam no substrato do pensamento ocidental e originam uma fundamentação negativa ("metafísica") da experiência humana com a linguagem. No terceiro capítulo, desdobramos por fim as implicações práticas desse construto na concepção de sacrifício que permeia nosso edifício político-normativo.

Ao apostar no questionamento radical da negatividade, a investida filosófica agambeniana abre lugar para que pensemos novas experiências com a linguagem e com a política nos limiares de nossa condição "humana", o que implica não apenas tomar o pensamento de Agamben a sério, mas também, numa investida crítica, buscar pensá-lo para além de seus próprios limites. 

 

Link: https://benfeitoria.com/vozesdametafisica