26/10/2020

CfP Principia, edição especial "Ciência e Valores: a interação entre ciência, tecnologia e sociedade"

Principia: an international journal of epistemology ; PPG-Filosofia/UFSC

Principia: an international journal of epistemology
https://periodicos.ufsc.br/index.php/principia/index
principia@contato.ufsc.br

ISSN: 1808-1711

 

Chamada para Edição Especial

“Ciência e Valores: a interação entre ciência, tecnologia e sociedade”

 

I. Apresentação:

Há pouco mais de 20 anos, Hugh Lacey (Emeritus Professor of Philosophy, Swarthmore College) publicava no Brasil a obra Valores e atividade científica (Lacey 1998). Reconhecendo o valor desta contribuição acadêmica para o cenário do ensino e da pesquisa brasileiras, Principia publicou no mesmo ano uma resenha, escrita por Alberto Cupani (1998), desta obra.

À medida que o livro em particular e a abordagem de ciência e valores em geral – desenvolvida antes e depois do supramencionado livro de 1998 –, incentivou aulas, palestras e publicações, as áreas de Filosofia da Ciência e da Tecnologia se viram positivamente impactadas pelo modelo das interações entre as atividades científicas e os valores, assim como o próprio modelo foi refinado ao longo dos anos (Lacey & Mariconda 2014). Este modelo encoraja o diálogo múltiplo das humanidades (Filosofia, História, Sociologia etc.) com a ciência e as tecnologias, ampliando o escopo das perspectivas sobre estas atividades. E, desta maneira, se desdobra em diferentes formas de conhecimento, inclusive no “diálogo de saberes”, motivando a busca de alternativas às estratégias descontextualizadas.

Deste modo, o modelo das interações entre as atividades científicas e os valores, manteve-se – e ainda se mantém – sensível ao contexto, de maneira que, após 20 anos continua aberto para os desafios prementes do século XXI. Dentre tais desafios podemos destacar as questões ambientais, a questão da soberania alimentar, da distribuição dos benefícios obtidos a partir da ciência e da tecnologia, do reconhecimento de valores humanos (tais como os valores do florescimento humano, do bem-estar e do respeito à natureza).

Convém ressaltar que o modelo das interações entre as atividades científicas e os valores é um modelo de análise da ciência e da tecnologia autocrítico e em elaboração, na medida em que não apenas a ciência e a tecnologia mudam, mas igualmente pelo fato de manter-se atento aos casos particulares para o ajuste do modelo geral. Além disso, mesmo quando crítico da estratégia descontextualizada (como no caso dos impactos do uso das sementes transgênicas), este modelo incentiva a continuação da produção científica e tecnológica para o benefício social e, desta maneira, não deve ser confundido com uma postura anticientífica. O modelo das interações entre as atividades científicas e os valores nos alerta para a manutenção da agência humana, seja nas escolhas éticas, teóricas e experimentais dos cientistas e engenheiros, na atitude reflexiva dos filósofos diante da abrangência da implicação da ciência e da tecnologia na sociedade.

 

II. Instruções para autores(as):

II.1. Temas:

O número especial de Principia estará especialmente interessado, mas não restrito, aos seguintes temas.

1. Debates teóricos entre o modelo da interação entre as atividades científicas e os valores e outras abordagens que enfatizem as inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

2. Estudos sobre a interação entre as atividades científicas e os valores, com ênfase na tecnociência;

3. Estudos sobre a constituição do programa baconiano e sobre o valor do controle da natureza;

4. Estudos de valores alternativos ao valor do controle da natureza;

5. Questões sociais emergentes e seus reflexos na interação entre ciência, tecnologia e sociedade, tais como os oriundos da biotecnologia, da tecnologia da informação, das questões ambientais, da agricultura e da soberania alimentar, do diálogo de saberes etc.

 

II.2. Formato das contribuições:

Para artigos:

Serão aceitos textos originais em inglês, português e espanhol. Todas as contribuições serão submetidas ao processo double-blind peer-review.

Para resenhas:

Serão aceitas resenhas de obras publicadas nos últimos 5 anos sobre o modelo da interação entre as atividades científicas e os valores, ou centradas na inter-relação entre ciência, tecnologia e sociedade.

 

II.3. Submissões:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/principia/author/submit/1

→ selecione a seção “Special Issue: Science and Values”

 

III. Prazos importantes:

Início da chamada: Outubro de 2020

Prazo final para o envio de textos originais: 05/abril/2021

Previsão de publicação: Agosto de 2021

 

IV. Editores do número especial “Ciência e Valores: a interação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade”:

IV.1. Editor: Prof. Dr. Ivan Ferreira da Cunha (Filosofia / UFSC)

IV.2. Editora convidada: Profa. Dra. Débora Aymoré (Filosofia / NECTEC, UFPR)

 

V. Livro e artigos mencionados nesta chamada:

Cupani, A. 1998. Valores e Atividade Científica, de Hugh Lacey. Principia 2(2): 281-290.

Lacey, H. 1998. Valores e atividade científica. São Paulo: Discurso.

Lacey, H. & Mariconda, P. R. 2014. O Modelo das Interações entre as Atividades Científicas e os Valores. Scientiae Studia 12(4): 643-668.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/principia/announcement/view/1626