26/11/2019

Chamada de artigo do Boletim Eletrônico do Natima (Zumé)

DOSSIÊ: 50 ANOS DA ARQUEOLOGIA DO SABER DE MICHEL FOUCAULT

 

[V.1, n.3, 2019]

Este dossiê reunirá artigos, resenhas e entrevistas que versem sobre a obra Arqueologia do Saber de Michel de Foucault. Tal escrito foi produzido em 1969, completando, assim, neste ano (2019) 50 anos de existência. Em meio século, quais as contrições retiradas desse escrito para a ciência? Qual o impacto teórico-metodológico na filosofia e na arte? Buscamos, assim, trabalhos que explorem os usos dessa obra nas diversas áreas do conhecimento, bem como os elementos de reflexão propostos por Michel Foucault naquele tempo, os diálogos com outros filósofos e cientistas que o ajudaram a construir a sua proposta arqueológica. Dar visibilidade a essa produção é uma forma de homenagear e ao mesmo tempo de desmonumentalizar, ou seja, de partirmos do pensamento do referido filósofo para se olhar as particularidades do presente e ultrapassar as proposições marcadas pelos traços de suas experiências temporais.

A página do Boletim: Link: https://boletimzume.wixsite.com/zume

Prazo prorrogado para envio: 31 de  dezembro de 2019

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail: zumeboletim@gmail.com. Deve-se especificar no assunto do e-mail o nome do Dossiê.


Artigos -  Devem ter entre 5  páginas (Sem bibliografia) e 10 páginas (com bibliografia) (Estrutura: Introdução; Desenvolvimento e Conclusão); um resumo de 5 linhas. A tradução do artigo deve ser colocado logo após as referências Bibliográfica, especificando depois da tradução do título em nota de rodapé o nome de quem traduziu o texto, sua titulação e e-mail.

Resenhas - no máximo 5 páginas. Em relação a tradução segue as normas do artigo. Colocando no início as informações bibliográficas da obra analisada.

Entrevista - entre 4 e 15 páginas que versem sobre a História, a Filosofia e o Patrimônio Cultural. Cabendo ao entrevistador fazer no início um texto biográfico sobre o entrevistado, comentando a sua importância científica e obra para o campo em que atua.